quinta-feira, 31 de maio de 2012

COMO ALCANÇAR UMA BÊNÇÃO DE DEUS

Romildo Gurgel


1 - Não faça nenhuma campanha que estimule você a dar dinheiro para conseguir a sua bênção.
2 - O apóstolo Pedro diz que pelo poder de Deus nos tem sido doadas TODAS AS COISAS que conduza a vida e a piedade pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para sua glória e virtude (cf. 2Pe. 1:3).
3 - Pedro ainda continua dizendo: que as promessas de Deus é quem nos leva a ser participantes da NATUREZA DIVINA (cf. 2pe.1:4)
4 - A partir daí, tece um caminho para que se chegue a essência da natureza da bênção de Deus. Ele diz que é preciso muita deligência de nossa parte para alcança-la! Vejamos:
a) É preciso ter fé que se associe a virtude (cf.2Pe.1:5a). Fé aqui não é intelectual mas experimental.
b) Com a virtude o conhecimento, - É preciso conhecer a vontade de Deus. Fora da vontade de Deus não é bênção!!
c) Com o conhecimento o domínio próprio (v.6), que é uma das características do fruto do Espírito (Gl 5:22).
d) Com o domínio próprio a Perseverança, que só poderá ser continuada após a primeira experiência (v.6). A experiência é o que fará toda diferença em futuros problemas.
e) Com a Perseverança a Piedade. Viver da forma que agrada a Deus. Ter alguma semelhança nas atitudes.
f) Com a Piedade a fraternidade (v.7) - Ter comunhão com todos os irmãos.
g) Com a fraternidade, O AMOR (v.7) - Fim de todas as bênçãos espirituais. isto é o que Deus deseja que busquemos. Nosso crescimerto espiritual finaliza aqui, NO AMOR. O amor deve ser nossa estatura.

O apóstolo encerra ensinando que existindo e aumentando esses intens em nós FARÁ COM QUE NÃO SEJAMOS INATIVOS E INFRUTÍFEROS (cf.2Pe.1:8).

Diz ainda que nossa eleição é confirmada procedendo assim (cf.1Pe.1:10).

Procedendo assim, isso é bênção jamais tropeçaremos (v.10).

Seguindo desta maneira será AMPLAMENTE SUPRIDA NOSSA ENTRADA NO REINO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO (cf. 1Pe.1:11).

Conclusão:

Bênçãos não se compra com dinheiro em campanhas. Se adquire caminhando com Jesus Cristo. A fé é o inicio dessa caminhada.

Muitas Bênçãos a você

Romildo Gurgel

COMO RESOLVER CONFLITOS - Sugestões



1 - Ore entregando a Deus o problema.
2 - Encontre um momento e local oportuno.
3 Evite a participação de terceiros.
4 - Seja claro, objetivo.
5 - Não aponte defeitos.
6 - Não absolutize os fatos e circunstâncias (nunca)
7 - Não abra o baú do passado. Tente desarmazená-lo definitivamente em oração.
8 - Evite zombarias, ironias, sarcasmos, apelidos ofencivos e insultos.
9 - Procure solucinar conflitos da medida que vão surgindo. não adie.
10 - Saiba ouvir. lembre-se quem tem ouvido para ouvir ouça.
11 - Seja paciente.
12 - Olhe nos olhos da pessoa.
13 -Procure chegar a compromissos, estabeleça metas.
14 - seja apto a perdoar de coração
15 - Não guarde registros conflitantes.

RESULTADOS QUE PODERÃO SER ALCANÇADOS

A paz de Deus que excede todo entendimento guardará os vossos corações em Cristo Jesus
(Fp.4:7).



Romildo Gurgel

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PRIMOGENITURA




O direito de primogenitura esta prescrito precisamente no velho testamento na lei de Moisés.  Nas famílias dos israelitas foi onde aconteceu o palco  das aplicações desse direito.Os exemplos constados na administração desses direito são muitos.. Pela interpretação da mente natural, logo de cara achamos que Deus esta sendo injusto dando prioridades e privilégios ao primeiro filho com relação aos demais. Mas sabemos que Deus é justo, portanto, a realidade oculta-se em mistério, uma metáfora.  Lendo alguns comentários sobre o assunto, em resumo se percebe que a nação de Israel obteve um relacionamento especial com Deus com relação a outras nações ao redor do mundo. Escolhendo Israel como o primeiro filho, Deus tinha o objetivo que a partir deste filho mais velho, herdeiro em dobro  pudessem eles aproximar os irmãos mais jovens de Deus, ou seja os que viriam depois (cf. Êx. 4:22). Assim como Israel, Jesus Cristo é o primogênito (cf. Lc.2:7). Em Rm.8:29 Lemos“ Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes á imagem de seu Filho, a fim de que ele (Jesus) seja o primogênito entre muitos irmãos”. Essa ideia se torna bem explícita com o advento da Igreja.Com o endurecimento do irmão mais velho (Israel), a igreja assume o ministério da primogenitura de pregar o evangelho a toda criatura, todas as nações do mundo.
Preste muita atenção esta metáfora que fala de Israel perdendo seu ministério e a Igreja assumindo o seu lugar:
(Rm.11:22) – Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte também. tu será cortado. (Paulo aqui esta falando da igreja).
(v.23) – Eles também, se não permanecerem na incredulidade (Israel), serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.
(v.24) – Pois se foste cortado da que, por natureza era oliveira brava, e contra a natureza enxertado em boa oliveira, quanto mais serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!
(v.25) – Porque não quero , irmãos, que ignoreis este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. (grifo meu).

Bastam alguns  versículos para explicar o porque de alguns direitos  terem sidos transferidos para outro, confira:

àIsrael como irmão mais velho, perdeu esse direito pelo fato de ter endurecido o coração quanto a transição da velha aliança com a nova em Jesus Cristo. Com isso, Deus contou o seu direito e transferiu para a Igreja (cf.lendo o texto novamente acima: Hb.11:22-25).

àEsaú desprezou vendendo o seu direito e perdeu a sua primogenitura, embora tenha buscado recuperá-la com lágrimas, mas não se achou lugar de arrependimento nele (cf. Gn.25:29-30; com Hb.12:16-17).

àJacó deu o direito de primogenitura a Efraim ao invés de Manassés e no momento José chama atenção de seu pai dizendo que Efraim é o primogênito, mesmo assim Jacó administra a Bênção a Efraim dizendo que o mais velho será um  povo e  a descendência  do menor  será uma multidão nas nações (cf. Gn.48:11-19).

à José herdou do direito de primogenitura ao invés de seu irmão Ruben pelo farto de ter profanado o leito de seu pai (cf. Gn.35:22; 49:3-4).

AMEM....

Romildo Gurgel

sexta-feira, 25 de maio de 2012

VERDADE OU UNIDADE, QUAL É O MAIS IMPORTANTE



"Não há mais uma luta pela Verdade, mas um discurso pagão em favor da unidade"
 
 

Se você tivesse de optar entre a Verdade e a unidade no seio da Igreja de Deus, por qual você optaria? Você ama mais a Verdade ou a Unidade? É óbvio que ambas são importantes e que, quando vivenciadas na mesma igreja local, que isso é o ideal. Todavia, em um tempo quando a Igreja de Deus se encontra dividida por muitas ‘vozes’, ‘visões’, e ‘novas revelações’, torna-se necessário que nos questionemos: manter-nos unidos, mesmo sabendo que há mentira sendo pregada entre o nosso povo, ou manter-nos na Verdade, mesmo que essa custe o rompimento entre nós e pessoas que amamos?

Inacreditavelmente, a maioria tem optado pela unidade. A Verdade tem deixado de ocupar o lugar mais importante na Igreja de Deus. Não há mais uma luta pela Verdade, mas um discurso pagão em favor da unidade e do politicamente correto. Por quê? Porque deixamos de pregar o que é e quem é A Verdade!

Não podemos nos esquecer de que Jesus Cristo é a Verdade (Jo 14.6). Não há outra! Ele é, e tudo o mais, para ser verdadeiro também, deve estar nEle ou proceder dEle. Nesta batalha pela Verdade, nós só temos dois lados: ou você está com ela ou não. Ainda que uma espada tenha que ser colocada entre você e pessoas que você sinceramente ama, que você nunca deixe a Verdade!

Se você questionasse os membros de sua igreja quanto ao que é mais importante, o que eles responderiam: A Verdade ou a Unidade na igreja?

John MacArthur, em seu livro A Guerra pela verdade, descreve como esta está, agora mesmo, sob ataque. “Muita coisa está em jogo”, como diz Albert Mohler, sobre o livro de MacArthur. A mentira e a tolerância têm vindo de forma veloz sobre o povo de Deus, e este tem dado as boas-vindas para aquelas. O povo de Deus está em perigo! Muitos escolhidos têm sido enganados. E o que faremos? Deixaremos de falar a Verdade em amor? Deixaremos de pregá-la? Deixaremos de mencionar o nome daqueles que têm-na pervertido? Não! Devemos fazer como o Apóstolo Paulo em 2Tm 4.10,14; 1Tm 1.19-20; 2Tm 2.16-18 e Gl 2.9-11, dando nome aos responsáveis pelo veneno que tem, falsamente, alimentado muitos que amam sinceramente a Verdade. MacArthur, em um debate no programa Larry King Live, da rede americana CNN, diz que vivemos atualmente uma guerra, e não uma briguinha, mas uma grande guerra “pela integridade, pela autoridade, pela veracidade, pela inerrância e pela inspiração da Bíblia”, diz MacArthur.
A grande falácia de nosso tempo é que ‘não há verdade’, ‘tudo é relativo’ (como se essa afirmação já não fosse um absoluto) – cada um tem a sua própria verdade, e ninguém deve ficar julgando o outro. De fato, Jesus Cristo nos exortou a não julgarmos as motivações do coração de ninguém, pois somente Deus as conhece perfeitamente. Mas, em nenhum momento a Bíblia nos exorta a não julgarmos as palavras e atos públicos desse alguém, principalmente se essa pessoa estiver falando em nome de Deus.

Não se trata de odiar ninguém, pois “se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso” (1Jo 4.20). Trata-se de amarmos a Verdade, sincera e profundamente. Trata-se de amarmos a Deus sobre todas as coisas (ideologias, achismos, tradicionalismos, usos e costumes, líderes, etc.).

Que Deus tenha misericórdia de Sua igreja em nossa nação. Que Deus nos envie um genuíno avivamento espiritual, a fim de que possamos amar mais a Verdade, orar mais à Verdade, ler e pregar mais a Verdade: à Jesus Cristo, a própria Verdade que nos salva de toda mentira, veneno e engodo dos falsos mestres.
Autoria
blog da Fiel

domingo, 20 de maio de 2012

PARÁBOLA DAS BODAS


Romildo Gurgel


LEITURA BÍBLICA: (MT.22:1-14)

(MT 22:1) - De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes:
(MT 22:2) - O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
(MT 22:3) - Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.
(MT 22:4) - Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas.
(MT 22:5) - Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
(MT 22:6) - e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.
(MT 22:7) - O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.
(MT 22:8) - Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.
(MT 22:9) - Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.
(MT 22:10) - E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.
(MT 22:11) - Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial
(MT 22:12) - e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.
(MT 22:13) - Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
(MT 22:14) - Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.



INTRODUÇÃO:
O ministro de Deus deve declarar todo o conselho de Deus. Todas as doutrinas devem ser ensinadas com habilidade e reverência.  Tanto as bênçãos como as maldições; a graça e as ameaças devem fazer parte da pedagogia dessa relação com Deus. Diante disso, iremos meditar na importância espiritual dessa parábola na nossa prática espiritual-cristã.
Jesus com esta parábola, tem o propósito de deixar bem claro em uma mesma reunião, esta série de três parábolas que mostram aos principais sacerdotes e o povo judeu, da perda do reino e os gentios sendo convidados para assumirem em seu lugar.
Jesus está contando a historia de Israel, e seus ouvintes entendem que ele se refere aos profetas enviados por Deus, com a mensagem urgente de arrependimento.  Mas Israel, em vez de aceitar o chamado de Deus e se arrepender, trata de maneira vergonhosa os profetas, e mata alguns deles (Mt.23:35). Jesus rememora a seus ouvintes a página negra do livro de sua história. Os fariseus, mestres da lei, sacerdotes e anciãos compreendem que ele está se referindo a eles. A parábola fala também da Igreja do Senhor, os convidados (os da encruzilhada, e de todos que foram achados pelo caminho), maus e bons. O próprio rei providenciou vestimentas para os convidados, e estas vestimentas são os atos de justiça. O que fez e faz os convidados a estarem e permanecerem na festa ao agrado do Senhor é as vestes nupciais.
-  Este vestido diz respeito aquilo que a pessoa é, seu caráter moral, sua idoneidade, sua dignidade e os seus atos praticados.
- Perceba que os que estavam na festa eram todos os que eram encontrados pelo caminho -

1 – O VESTIDO NUPCIAL -  É um vestido de salvação –
(IS 61:10) - Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de VESTES DE SALVAÇÃO e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias. (cx alta posta no texto por mim só para destacar).

2. VESTE DE SALVAÇÃO É o traje exigido para o banquete. O traje diz respeito a nossa recepção a salvação proposta por Deus (em Jesus Cristo), sem ele não há como estar entre os convidados –
a)  Quando se aceita o convite se veste do traje.
b)  A vestimenta é tanto posicional como disposicional – posiciona-se aceitando o convite, reveste-se pela disposição do convite.
c)  Quem dá o traje é o Senhor, mas quem se veste é você. O traje não é uma igreja denominacional, é o próprio Cristo.

3. A disposição de se vestir é nossa – (esta vestimenta não é natural, não é doutrinal e nem tão pouco estrutural é espiritual)
(EF 6:10) - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
(EF 6:11) - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
(EF 6:12) - porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
(EF 6:13) - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
(EF 6:14) - Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
(EF 6:15) - Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
(EF 6:16) - embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
(EF 6:17) - Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
(EF 6:18) - com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

4 – Este vestir-se refere-se a pessoa de  Jesus Cristo -
(RM 13:14) - mas REVESTI-VOS do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

5 – Este tipo de vestimenta diz respeito a disposição do convidado em relação a eleição designada por Deus -
(CL 3:12) - REVESTI-VOS, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

à Se a pessoa é eleita, significa que ela recebeu a  natureza desse convite, posicioná-se na   responsabilidade de vestir-se.

6 - A vestimenta nupcial é a santidade sem a qual ninguém virá quem os convidou –
(HB 12:14) - Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

a) A vestimenta  faz com que o convidado permaneça na festa.
-  Vestimenta da Salvação ( posição)
-  Revestir-se, atos de justiça (disposição)

7 – O convite destina-se para todos que forem encontrados – (Mateus 22:9)
(AP 7:9) - Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;

8 - A oportunidade de se vestir do traje do banquete ainda está aberta, venha também?? -
(AP 3:18) - Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

(MT 25:36) - estava NU, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

9 – Muitas pessoas pensam que estão vestidas, mas ainda estão nuas (cf.Igreja de Laodicéia)
(AP 3:17) - pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e NU.

10 – A Bem aventurança destina-se para aqueles que guardaram as suas vestimentas -
(AP 16:15) - Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande NU, e não se veja a sua vergonha.
- Guardar as vestiduras é continuar depois de salvo, praticando atos de justiça feita pelo Espírito Santo de Deus.
è Perceba que o peso dos atos de justiça é o que levou o convidado a permanecer na festa.
11 – As vestimentas são os atos, obras de justiça realizado por cada convidado -
(AP 19:8) - pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

(AP 3:4) - Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
(AP 3:5) - O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

12 –O que faz a nossa vestimenta ficar branca é o sangue do cordeiro -
(AP 7:14) - Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

 Qual a cor da sua vestimenta ???

2 – O REI ENTRA PARA RECEBER OS CONVIDADOS QUE ESTÃO A MESA

a) Tudo é trazido a lume perante os olhos do Senhor – (v.11)
b) Os olhos do Senhor perscruta intensificando-se sete vezes (VEJAMOS).
• Pedra com sete olhos – (Zc.3:9) - Aqui trata-se de  uma metáfora que apresenta Jesus como uma pedra esculpida que foi lançada sobre a terra.

• Os sete olhos, são os olhos do Senhor que percorrem toda a terra – (Zc 4: 10)

• Os sete olhos do Senhor são os sete olhos do cordeiro – (Ap. 5:6)

• Os sete olhos do cordeiro são como chamas de fogo – (Ap.1:14)
è Vê tudo
è Prova tudo
• Os sete olhos do cordeiro são também os sete espíritos de Deus – (Ap.5:6)

• Os sete Espíritos de Deus que percorre toda a terra é o Espírito que testifica a todos os homens ACERCA DA PESSOA E OBRA DE JESUS CRISTO: (CONFIRA)
Œ Cristo na sua glória antes da encarnação – (João 1:1)
 Cristo na encarnação – (João 1:1 e v.9)
Ž Cristo na sua morte – (Lc.23:44-47; Mt.16:14-26)
 Cristo e sua redenção – (Hb. 9:12; Ef.1:7)
 Cristo e sua ressurreição – (Lc.24:1-11)
Cristo e sua ascensão – (Lc.24:50; At.1:9-11; Ef.2:6)
Cristo e sua glorificação – (I Tm. 3:16)
c) O Espírito do Senhor dá testemunho destes fatos:
(JO 16:7) - Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
(JO 16:8) - Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

d) Os convidados são examinados com rigor, um por um – (v.12)
“ Paulo disse que o viver que ele tinha na carne, vivia pela fé no filho de Deus”
e) Aqui os convidados são conhecidos pela fé no convite de se cobrir de (salvação) e por aquilo que fez e fez (atos de justiça).
f) Jesus disse que para se saber se a pessoa é vestida da roupa nupcial  pode ser observada pelos seus frutos.. Cristo é nossa justiça.
(Mateus 3:8) - Produzi, pois, FRUTOS dignos de arrependimento;

(Mateus 7:16) - Por seus FRUTOS os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
(Mateus 7:17) - Assim, toda a árvore boa produz bons FRUTOS, e toda a árvore má produz frutos maus.
(Mateus 7:18) - Não pode a árvore boa dar maus FRUTOS; nem a árvore má dar frutos bons.
(Mateus 7:19) - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus FRUTOS os conhecereis.

3 – QUATRO SÃO OS MOTIVOS QUE PODERIAM TER LEVADO A ALGUNS CONVIDADOS A SE APRESENTAREM SEM AS VESTES NUPCIAIS

a) Esta ocupado e dá a desculpa de não poder ir na data aprazida -
b) Falta de cuidado para com o padrão do evento –
c) Falta de compromisso de colocar as vestes no tempo previsto – Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Aqui lembra também a parábola das 10 virgens. (vc. poderá conferir esta parábola no meu aqui no meu blog –
d) Adiar o compromisso e vir de ultima hora de qualquer maneira como muitos fazem
e) O atraso fará com que o convidado não entre na festa – (ensino da Parábola das 10 virgens)

4 – A parábola ainda faz uma abordagem sobre a ira do Rei para os que não aceitaram o convite. Isto na época, era sinal de rebeldia, porque um convite real era equivalente a uma ordem ou edito real, se recusar a tal convite é o mesmo que se rebelar contra a coroa e seu reinado –
(Mateus 22:7) - E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.

à Resistir ao convite resultará em tragédia.

Comentário:
Embora a referência à queima de uma cidade possa ser a alusão à destruição de Jerusalém, em 70 AC, é mais adequado pensar que o povo que ouvia Jesus estivesse familiarizado com os relatos históricos de reis enviando tropas para destruir os adversários e para tocar fogo em suas cidades. Os ouvintes de Jesus provavelmente viram a figura do rei como a personagem de Deus. Eles sabiam que “Deus é fogo que consome, é Deus zeloso”(Dt.4:24). Quando sua misericórdia não encontra arrependimento, o resultado é o juízo. (Simon J. Kistemaker pg.125)

CONCLUSÃO:
A porta da graça esta ainda aberta, e o Pai esta fazendo o convite para a bodas do (casamento) de seu filho (Jesus Cristo) a todos que os seus servos encontrarem pelo caminho. Eles estão em toda parte lançando este convite aos pobres, ricos de todas as raças e tribos dos povos do mundo inteiro. Receber o convite é receber a Cristo. Os convidados se vestem da salvação de Cristo, com os seus atos de justiça praticados. Nenhum homem tem condições de praticar a justiça de Deus sem Jesus. Estes atos bem como as obras, foram preparadas antes de colocarmos as nossas mãos. Elas foram idealizadas em Deus e postas para nossa prática, conforme está escrito: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).  Os que não estiverem com esta vestimenta, ficarão de fora.

Romildo Gurgel

quinta-feira, 10 de maio de 2012

IGREJA DE ÉFESO



Por
Romildo Gurgel

LEITURA BÍBLICA:   (Ap.1:1-20)

            A Igreja é um fenômeno extraordinário desde o seu início na Palestina. Ela se desenvolveu ao longo dos séculos em uma comunidade única, multirracial, multinacional e multicultural. O que Jesus pensa da Igreja é de interesse para todos os cristãos. O que nós pensamos e os outros pensam, são igualmente importantes, porém muito mais significativo é a opinião de Jesus. Um fato interessante da apreciação de Jesus sobre a Igreja é que da mesma forma que Ele apreciou-a, seremos apreciados no Seu tribunal na Sua segunda vinda. O interessante destas sete cartas, é que poderemos traçar o perfil de um cristão vencedor.

1 –O apóstolo João recebe a visão e a ordem para escrever em um livro por  duas vezes.

(Ap.1: 10 – 11 e vs. 19)
10  Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.

19 Escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.

a)      No início de cada carta a palavra escreve se destaca pelo seu uso, conotando considerável grau de importância pelo que vem a seguir.

Éfeso  -( 2:1) – Ao anjo da Igreja de Éfeso  escreve:
Esmirna – (2:8) – Ao anjo da Igreja de Esmirna escreve:
Pérgamo – (2:12)  -  Ao anjo da Igreja em Pérgamo escreve:
Tiatira – (2:18) – Ao anjo da igreja em Tiatira escreve:
Sardes – (3:1) – Ao anjo da Igreja em Sardes escreve:
Filaélfia – (3:7) – Ao anjo da igreja em Filadelfia escreve:
Laodicéia – (3:14) – Ao anjo da Igreja em Laodicéia escreve:

2 –  João exilado na Ilha de Patmos, sobrevivendo a frente dos outros demais  apóstolos,  viveu até uma idade avançada como líder da Igreja em Éfeso.
(Ap.1: 9) -  Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

·         A prisão de João na Ilha inibiu-o a pregar em público, entretanto, com o exílio, veio a revelação do apocalipse, onde fala pela escrita até hoje atravessando gerações.

a)      Aqui observamos três pontos importantes da relação de João com a Igreja de Éfeso:

·         Companheiro no Sofrimento
·         No  reino
·        E na perseverança
à Isto traduz que João era líder da Igreja de Éfeso

3 – O ambiente na ilha de Pátmos

a)      É uma ilha estéril
b)      Rochosa – tudo indica que João morava em cavernas ou em casas rochosas
c)      Tem 16 km de comprimento por 8 de largura
d)     Pprovavelmente a dieta de  João era de peixes, aves e seus derivados.
e)      Essa ilha isolava tanto João como também outros prisioneiros de qualquer relação com o resto do mundo.

4 – João foi posto ali por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus

a)      Com o crescimento da Igreja, veio a perseguição pelo império Romano, resultando um grande número de cristãos martirizados.
b)      Nero começou a perseguir os cristãos em Roma, de uma maneira isolada e esporádica
c)      As perseguições  de Domiciano,  25 anos depois, pareceram mais sistemáticas, ele era ávido por honras divinas, a perseguição espalhou-se pela Asia. Os cristãos que adoravam a Jesus como Senhor, estavam sendo convidados a adorar a César como Senhor. Alguns receberam insultos, perderam  os seus negócios e João foi exilado na Ilha de Pastmos.

5 – A visão de Cristo sobre a Igreja de Éfeso

a)      Ele fala daquilo que Ele edifica – Jesus é o grande construtor, nós somos os operários.

b)     Ele a edificou sobre a pedra e prometeu que as portas do inferno não poderão  vencê-los  –  1Pe.2:4-8

·         EDIFICAÇÃO PELA PALAVRA DA REVELAÇÃO
(Mt.16:18-19) –
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

·         EDIFICAÇÃO POR MEIO DO ENSINO
(Ico.3:10) -  Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro [edifica] sobre ele; mas veja cada um como [edifica] sobre ele.

(IICo.12:19) -  Há muito, de certo, pensais que nos estamos desculpando convosco. Perante Deus, falamos em Cristo, e tudo isto, amados, é para vossa [edifica]ção.

·         EDIFICAÇÃO COM O QUE É LÍCITO E COM O QUE CONVÉM
(Ico.10:23) -  Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas [edifica]m.

·         AUTORIDADE PARA EDIFICAR
(IICo.13: 10) -  Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para [edifica]ção, e não para destruição.


c)  Ele é a cabeça e a fonte de sua vida –   (Ef.4:25-27)
·         O edifício é vivo, feita de pedras vivas.

·         JESUS É O SUPRIDOR DE VIDA PARA A VIDA DA IGREJA
(Mt.56:25) Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa [vida], pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a [vida] mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

·         SE ACHA A VIDA PERDENDO-A
(Mt.10:39 Quem achar a sua [vida] perdê-la-á, e quem perder a sua [vida] por amor de mim achá-la-á.

·         RECEBEMOS TANTO VIDA COMO SUPRIMENTOS QUANDO DEIXAMOS TUDO POR AMOR A ELE
(Mt.19: 29) E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a [vida] eterna.

·         A VIDA ESTA EM CRISTO E NÃO NOS BENS MATERIAIS
(Lc.12:15) -  E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a [vida] do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

·         REINAMOS EM VIDA COM CRISTO
(Rm.5:17) Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em [vida] por um só, Jesus Cristo.

·         A GRAÇA VEIO PARA ANDARMOS EM VIDA
(Rm.5:18) -  Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e [vida].

·         MORTO COM CRISTO PARA ANDARMOS EM NOVIDADE DE VIDA
(Rm5:4) - Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em no[vida]de de [vida].

d) Ele a conhece intimamente, em cada uma das 7 cartas Ele diz: “Conheço”, ou “Sei” – Ele conhece a estrutura e o material desta grande construção chamada Igreja   –  I Co.3:10-15
·         Conheço suas aflições – 2:9
·         Conheço sua pobreza – 2:19
·         Sei onde você vive – 2:13
·         Conheço suas obras – 2:2
·         Conheço o seu amor – 2:19
·         Conheço a sua fé – 2:13
·         Conheço o serviço e a perseverança – 2:19

à Ninguém pode lançar outro fundamento ALÉM DE CRISTO – 1 Co.3:11


e)  Ele anda entre os candelabros, supervisionando suas Igrejas, Ele é o pastor e líder do seu povo -  (Ap.1:12-13) veja também Êx.25:31-40


I  - CARTA A IGREJA DE ÉFESO – Ap.2:1-7

1 – O surgimento da Igreja –

a)      O apóstolo Paulo foi frustrado em sua tentativa de visitar Éfeso – (At.16:6)
·         Embora as escrituras não revelar os motivos que o impediram

b)      Paulo no retorno da sua 2a  viagem missionária, fez uma curta visita a Éfeso (espiou a terra) e  reconheceu a sua importância estratégica que a incluiu na terceira viagem, tendo permanecido pelo menos dois anos e meio na cidade.

c)      Alí, ele fez conferências públicas e visitou as pessoas nos seus láres. No final, houve uns tumultos causado pela redução das vendas de miniaturas de prata do templo de Diana dos éfésios (At. 19:23-40).

d)     Depois de Paulo ter deixado Éfeso, ele colocou Timóteo como superviionador da Igreja, afim de manter a verdade do envangelho. Da sua primeira prisão em Roma, ele escreveu sua carta à Éfeso e posteriormente suas duas cartas a Timóteo.


2 – A IGREJA DE ÉFESO MOSTRAVA TRÊS VIRTUDES QUE JESUS CRISTO PÔDE LOUVAR

a ) As obras da Igreja – (v.3)
·         A Igreja era ativa. Ocupada no serviço do Senhor e dos seres humanos
·         A Igreja de Éfeso era grande e tinha o seu templo próprio, muitos se dedicavam cada vez mais para melhorá-la. Cada membro, estava sempre fazendo alguma coisa.

c)      A perseverança em meio a oposições locais – A igreja odiava o que Jesus odiava. – (v.6)
·         A cidade era um lugar de ajuntamento de muitas religiões.
·         Éfeso era um dos grandes centros de adoração ao imperador.
·         O povo tinha uma grande admiração pela Diana dos Éfesios.

·         A cidade se agitou bastante por causa da pregação do apóstolo Paulo
·         Os artífices temiam muito por suas vendas de miniatura e por causa dos recursos investidos, levaram-nos a opor-se violentamente a Paulo (At.19:23-40)
·         Paulo já havia deixado Éfeso e morrido, mas a impopularidade do cristianismo ainda perdurava.
·         Os crentes dalí sabiam o que é ser odiados, desprezados em público e caluniados em sua vida privada.
·         Alguns encontravam dificuldades para comprar, pois muitos comerciantes não vendiam seus produtos aos cristãos.
·         Apesar de todas essas lutas, a igreja ali não tinha negado a Cristo.


c) A fé ortodoxa – (v.6)

·         A Igreja tinha sido visitada por alguns autodenominados apóstolos.
·         O que eles ensinavam não se sabe.
·         A palavra “Nicolaos” significa destruidor do povo, então tudo indica que esses homens distorciam a palavra em seus ensinamentos.
·         Eles pregavam suas doutrinas por toda a Igreja da Asia
·         Paulo havia advertido aos presb. De Éfeso que tal invasão por mestres heréticos aconteceria, e no final da sua 3a viagem, aportando-se em Mileto a 60 Km de Éfeso, mandou chamar os presbíteros dalí  –  (cf.At.20:17-32)

3 – O QUE FIZERAM OS CRISTÃOS ÉFESIOS NAQUELA SITUAÇÃO DOS APÓSTOLOS NICOLAITAS  ?

a)      De início ouviram-no.
b)      Só poderiam discernir se o ensino era de fonte humana, de Satanás ou de Deus, até que recebessem uma explicação satisfatória.
c)      Depois de ouvir, eles examinaram criteriosamente.
d)     Examinaram os espíritos para ver se eram procedentes de Deus (I Jo.4:1).
e)      Estavam determinados a por a prova a fim de que pudesse reter o que era bom e evitar o mal (Itss 5:21-22).
f)       Pensaram, oraram, discutiram e compararam os ensinos dos apóstolos com os que estavam recebendo e depois rejeitaram definitivamente o que os Nicolaitas ensinavam – (Ap.2:2)
g)      As práticas (obras) dos Nicolaitas foram examinadas e detestadas (2:6).

4 – UM SENSURA FEITA POR JESUS – (Ap.2:4) – Contra você tenho isto: “você abandonou o primeiro amor”.

a)      Com o aumento da iniquidade, a perseguição, o amor se esfria – (Mt.24:12)
b)      O primeiro amor aqui e com relação a Cristo e não somente aos irmãos, a Igreja e o templo e a doutrina. Isto eles faziam e defendiam.
c)      Deus comparou a sua Igreja com a sua Noiva e fixa nela o seu amor.
d)     Ele firmou juramento com ela e fez aliança
e)      O problema da Igreja de Éfeso é que os seus zelos eram para eles mesmos e não para Deus. Tudo que fizermos temos que fazer como para o Senhor –
(Cl.3:23) - E tudo quanto fizerdes, [fazei]-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens,

f)       O amor a Jesus tem que ser uma amor incorruptível, não associados a coisas – (Ef.6:24) -  A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.
g)      Se empenhar em servir ao Senhor por vigor, não é tão importante do que se empenhar com amor.
h)      Os Éfesos resistiram com coragem os nocolaitas, mas seu amor
i)  A labuta se tornou enfadonha e deprimida quando não se tem o amor – 1Co.8:1-3;  1Co.13:13

5 – JESUS DÁ TRÊS ORDENS A IGREJA DE ÉFESO

1 - Lembre-se de onde caiu
a)      Olhar para trás não é sábio
b)      Aquele que põe a mão no arado não pode olhar para trás
c)      Não devemos olhar para trás, mas apenas lembrá-lo. Comparando com o que somos no presente com o que fomos no passado –
d) Devemos não desprezar os dias dos pequenos começos – (Zc.4:10), (Sl.77:9-20)

2 – Arrependa-se –Mudar de direção, ou seja, voltar as costas e amar ao Senhor como amava no início.
a)      Buscar mais em oração
b)      Fazer a obra sem se projetar aos homens
c)      Permanecer na humildade

3 – Retorne – Pratique as obras que praticavam no princípio

a)      As obras que praticavam no passado eram as mesmas que praticavam no presente a diferença estava na forma de fazê-la, com amor.
b)      Aqui parece haver uma mudança na forma de se fazer a mesma obra, porque Jesus elogia a obra e depois diz que volte a obra (vs.5 e 6).

6 – NESTA CARTA AOS ÉFESIOS EXISTE UMA ADVERTÊNCIA

a)      Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar  (Ap.2:5).  
à Note que a ênfase é remoção do lugar e nãoa extinção dela.

b)      Nenhuma Igreja tem o seu lugar permanente e seguro nesta terra
Ex. Ex-colégio Batista, Hospital evangélico, escolas teológicas, Orfanatos etc.

c)      A advertência do que diz o texto é que se não houver arrependimento, o Senhor viria e encerraria a existência daquela  comunidade local.


7 – ESTA CARTA É ENCERRADA COM UMA PROMESSA

a)      Ao que vencer darei o direito de comer da arvore  da vida  –  (2:7)
b)      Cada uma das 7 cartas termina com uma promessa.
c)      Em Gn quando o homem pecou pela desobediência, foi-lhe negado a comer do fruto da arvore da vida, agora, pela obediência, Jesus permite comê-lo.
d)     Este fruto diz respeito ao gozo da vida eterna no céu. Vida eterna é conhecer a Jesus e a Deus – (Jo.17:3)
e) Nenhuma indicação nesta carta mostra como o amor é avivado, mas Pedro apresenta uma tragetória em  - (2Pe 1:3-11)

8 – CONCLUSÃO


A Igreja de hoje, bem como a Igreja de Èfeso:


a) Tem um trabalho a fazer
b) Um combate a combater
c) Uma profissão de fé a ser defendida
d) Acima de tudo preservar o mesmo amor do início


O ensino principal da carta é preservar e não abandonar o primeiro amor.