quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ORAÇÃO DE CORAÇÃO

Por Romildo Gurgel
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mt.7:7)
As três expressões, em conjunto, ensinam claramente qual a disposição amorosa de Deus no que diz respeito a atender às orações. (Russel P. Shedd)
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. - (João 14:13) Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. - (João 14:14)
A verdade desses versículos é que Jesus dará o que se pede em seu nome, afim de que o Pai seja glorificado no Filho.
O que realmente é importante na oração, não é simplesmente orar, pedir, buscar, utilizando as petições no nome de Jesus. O nosso desafio para obtermos a resposta não é cumprir cabalmente o que os versículos estão sugerindo.Sem dúvidas as sugestões dos versículos nos traduz a praticar as verdades ensinadas, mas isso não garantirá ainda sermos respondidos. Mas se você aceitar a tarefa de procurar Deus em seu próprio coração, e se sinceramente abandonar seus pecados, de modo que possa aproximar-se Dele, você infalivelmente O encontrará. Mas se você procura o Senhor e, todavia, não quer parar de pecar, não O encontrará. Por quê? Porque você O procura em um lugar onde Ele não está. Você poderá me dizer: Mas Deus é onipresente, Ele esta em todos os lugares. – É verdade, mas também é verdade que Ele não responde a pecadores.
A grande questão de muitas orações não serem respondidas é porque não estão sendo feitas de coração. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. - (Jeremias 29:12)
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. - (Jeremias 29:13)
Clamei de todo o meu CORAÇÃO; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos. - (SL 119:145)
A espécie de oração que estou me refirindo não é uma oração que vem da mente. É uma oração que começa no coração. Não vem do seu entendimento ou de seus pensamentos. Oração oferecida ao Senhor, que sai da sua mente, simplesmente não será adequada. Por quê? Porque sua mente é muito limitada. A mente pode dar atenção a somente uma coisa de cada vez. A oração que brota do coração não é interrompida pelo pensamento! Ela vai muito longe e nada poderá interromper uma oração feita assim. Há uma coisa que pode interromper. Desejos egoístas podem fazer com que esta oração não seja respondida.
O que se precisa saber é como procurá-Lo. Quando achar o modo de buscá-lo, na próxima vez será bem mais fácil, o exercício fará com que se torne algo bem natural. Porém a oração terá que ser feita de coração. Descobrir em como se orar de coração é o que vai fazer toda diferença. Isto pode envolver, zê-lo, profunda sinceridade, fé, respeito, intensa reverência, a verdade da Sua vontade somado com profundo interesse, estar aberto interiormente a ser ajudado imediatamente por Deus. Contudo, afirmo que o seu coração não permitirá se relacionar com Deus com problemas. O Espírito Santo agirá de tal forma no seu interior (coração), que conduzirá a oração, através de confissões, arrependimentos, intensas intregas, promessas de se relacionar com Deus de uma forma mais intensa. Quero lembrar que isso não provém da mente humana, mas do coração, da verdade da ação do Espírito Santo no seu coração em ajudá-lo em suas fraquezas.
UM MODO SIMPLES DE ORAR
Leia um texto ou uma passagem das Escrituras Sagrada, extraia do texto as verdades que poderão ser utilizadas na oração. Não caia no erro de ler o texto e desprezá-lo na oração. A passagem lida revela a vontade de Deus a ser colocada na oração como verdade para conduzi-lo focado na vontade de Deus. Alimente o seu coração da verdade do texto, quanto mais você digerir apoie a sua fé nesta verdade, aplique para sua vida, procurando achar sentido no coração através da oração. Mergulhe nas profundezas da oração meditativa até que um doce aroma desça sobre você. Orar com as Escrituras é encontrar Jesus por aquilo que você esta lendo. Os sentimentos de verdade do texto ou da passagem poderão ser imprimidos no seu interior. Uma vez imprimido, o Espírito Santo lhe ajudará. Não faça isso tão rápido, tenha tempo para orar, não permita a sua mente controlar o horário, ore com forte propósito de buscar o Senhor de todo coração. Coloque o coração diante do Senhor e não na mente. Com certeza você irá encontrá-lo. Isto é prático. Tome Deus a sério. Experimente.
COMO FAZER?
Se isole em um local de sua casa onde você não for incomodado. Um bom local é o seu próprio quarto.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. - (Mateus 6:6)
Decidindo assim, se dobre com o propósito de ter comunhão com Deus, leia uma passagem das escrituras, da medida que for lendo, coloque a sua mente na passagem. Você está lendo a fim de voltar sua mente das coisas exteriores para as regiões profundas de seu ser. Não o está fazendo, na realidade, para aprender ou para ler, mas sim para experimentar a presença do Senhor. Pela fé você poderá manter o coração na presença do Senhor. Você encontrará o Senhor no seu coração, no seu espírito humano.
Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. (1Co.6.17)
Uma vez que seu coração se tenha voltado, interiormente, para o Senhor, você terá uma noção de Sua presença. Será capaz de notar Sua presença mais agudamente, porque seus sentidos exteriores se tornaram agora muito calmos e tranqüilos. Uma vez sua mente ocupada com o que leu, Deus tocará em seu espírito. Se sua mente lhe distrair, foque-a novamente ao texto, digerindo-o no coração. Depois de praticar algumas vezes, se transformará em um hábito, e você poderá voltar profundamente para dentro com mais facilidade do que na primeira vez. Conforme os textos expostos até aqui, o Senhor tem o desejo de se revelar a você e fazer com que você desfrute de sua graça e presença.
O salmista foi um homem segundo o coração de Deus. O seu segredo é que facilmente ele se voltava ao Senhor de todo o coração. Confira esta seleção de textos:
Ensino do coração
Bendido o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. (Salmos 16:7)
Alegria do coração
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. – (Salmos 16:9)
O Senhor prova o coração
Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá. – (Salmos 17:3)
Falar de coração
Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. - (Salmos 27:8)
Confiar e saltar de prazer no coração
O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. - (Salmos 28:7)
Clamor para que o Senhor conduza o coração
Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. – (Salmos 61:2)
Derramar o coração a Deus
Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.) – (Salmos 62:8)
Unir o coração ao temor do Senhor
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. – (Salmos 86:11) Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. – (Salmos 86:12)
Buscar de todo coração e focar-se nos mandamentos
Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. - (Salmos 119:10)
Armazenar no coração os estatutos do Senhor
Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim. - (Salmos 119:112)
Clamor de todo o coração
Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos. - (Salmos 119:145)
ORAR SEM CESSAR
“Orai sem cessar”. (1 Tessalonicenses 5.17)
É a oração que o discípulo a todo tempo esta com o seu coração concentrado no Senhor. Esta concentração intencional esta no fato do discípulo estender e fazer todas as suas demais atividades por intermédio do seu coração, além do ambiente do seu quarto. O discípulo além de orar nos seu aposento, poderá manter este relacionamento mesmo quando se ausentar dali. A experiência do quarto poderá ir além dessa fronteira e se tornar uma experiência com a mesma intensidade da isolada. Lembre-se que é só você intimamente que ora (no coração). Embora você esteja fora do quarto, poderá manter-se dentro (coração) em todos os seus afazeres.
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens,” (Colossenses 3.23)
O ambiente do trabalho, na vida comum no lar, ou em qualquer outra atividade ou setor da sua vida, poderá ser levado essa dimensão de oração de uma forma constante e piedosa. Na oração existem inúmeros momentos: Louvor, silêncio, meditação, gestos solenes, desfrute da presença do Senhor, conforto, júbilo extravagante e muito mais. No coração todos esses acontecimentos poderão ser desfrutados, tornando a sua vida uma constante oração. Então, traga a experiência do quarto para o seu dia a dia, muita gente que estiver ao seu redor, será também abençoada. Você poderá trabalhar, estudar, escrever, relacionar-se com as pessoas, comer em um restaurante, se divertir, etc... . Tudo isso pode ser praticado de uma forma mental, mas tente levar para estes locais a experiência da oração de coração. Jesus habita em nosso coração e recebemos no coração o penhor do Espírito. Onde você for você leva-O consigo, mas fazer uso do coração fará toda a diferença. Toda experiência que um cristão possa ter, é proveniente dali, do coração.
“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau, do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que o coração esta cheio.” (Lucas 6.45)
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens,” (Colossenses 3.23)
“Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pedro 3.4)
É do interesse do Senhor conduzir os corações daqueles que lhes pertencem.
“Ora, o Senhor conduza os vossos corações ao amor de Deus e à constância de Cristo.” (2Tessalonicenses 3.5)
A sua parte e dever é:
“antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corações, estando Sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir Razão da esperança que há em vós”. (1Pedro 3.15)
Deus abençoe Romildo Gurgel
Bibliografia. O assunto do presente texto foi elaborado tendo como base uma adaptação extraída do livro “experimentando as profundezas de Jesus Cristo através da oração”. De Madame Guyon

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

APOSTASIA DOS ÚLTIMOS DIAS

1 – Definição.
Separação ou deserção do corpo constituído de uma instituição, de um partido, de uma corporação ao qual se pertencia. Abandono da fé, especialmente a cristã. (Dic.Aurélio XXI). O dicionário da Bíblia Online também confirma isso. No léxico grego de Strong menciona duas palavras, a primeira “apostasia” concorda com os dicionários mencionados aqui, encontra-se na Bíblia em (At.21.21) e (2Tss. 2.3). e outra palavra “aphistemi” tem um significado ainda melhor: retroceder, afastar-se, remover, ir embora, abandonar, etc. Encontrada em (1Tm 4.1).
2 - A Bíblia fala de varias apostasias:
a) Da verdade (2Tm 2:16-18)
b) Do Caminho (2Pd.2.15)
c) Da fé (1Tm 6.10,21)
d) De Deus (Hb 3.12)
e) Da congregação (Hb 10.25-27)
3 - A apostasia pode seguir em duas direções:
a) A apostasia moral (volta a práticas pecaminosas). - É o abandono da comunhão salvívica com Cristo e o envolvimento com o pecado e a imoralidade. Esses apóstatas poderão até anunciar a sã doutrina bíblica, e mesmo assim nada terem com os padrões morais de Deus (cf. Is 29.13; Mt 23.25-28). Muitas igrejas permitirão quase tudo para terem muitos membros, dinheiro, sucesso e prestígio (cf. 1Tm 4.1). O evangelho da cruz, com o desafio de sofrer por Cristo (cf. Fp 1.29), de renunciar todo pecado (cf. Rm 8.13), de sacrificar-se pelo reino de Deus e de renunciar a si mesmo será algo raro (cf. Mt 24.12; 2Tm 3.1-5; 4.3).
b) A apostasia doutrinária ou teológica (negação ou deturpação das verdades bíblicas). É o desvio de parte ou totalidade dos ensinos de Cristo e dos apóstolos, ou a rejeição delas (cf. 1Tm 4.1; 2Tm 4.3). Os apostatas apresentarão uma salvação fácil e uma graça divina sem valor, desprezando as exigências de Cristo quanto ao arrependimento, à separação da imoralidade, e à lealdade a Deus e seus padrões (cf, 2Pe 2.1-3,12-19). Nestes últimos dias, os falsos evangelhos, voltados para os interesses humanos e alvos egoístas, estão gozando de popularidade). Essa apostasia como fermento leveda toda uma massa, ou seja, comunidades inteiras poderão ser levadas por essas dissimulações (cf. judas v.4).
4 - Quem abandona a fé, é o cristão ou o não cristão?
Baseados no significado da palavra que acabamos de ver, não tem como um ímpio abandonar algo que nunca abraçou. A Bíblia diz que a natureza humana está destituída da glória de Deus e sua presença (cf. Efésios 2.4-13). O apóstolo Pedro menciona “aquele que depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se o ultimo estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes for não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz; O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama” (2Pedro .20-22). Então, só o cristão pode apostatar de sua fé. Como a salvação é um dom de Deus o pecador a recebe por meio da fé. Uma fez recebendo torna-se um Cristão salvo. Porém assim como ele recebeu também pode devolver ou desperdiçar o recebido, fazendo com que a operosidade do poder transformador e regenerador seja estancados. Deus não a toma (cf. Romanos 11.29), mas não pode mantê-la com alguém que não esteja disposto a dar continuidade de acreditar. Confira ainda o texto de (Hebreus 6.4-8) onde poderemos extrair as seguintes conclusões:
a) No vs.4 diz que essa pessoa salva, foi iluminada e experimentou o dom celestial e se tornou participante do Espírito Santo. Observe que esse cristão recebeu tanto iluminação como o dom e também o Espírito Santo de Deus.
b) No vs. 5 diz que essa pessoa provou a boa palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, ou seja, essa pessoa experimentou a palavra de Deus no seu cotidiano e também daquelas propostas escatologias que empoderará o povo de Deus no futuro, no reino eterno de Deus.
c) Já vs. 6 fala da apostasia desse suposto cristão com a afirmativa de que é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento e aí cita o motivo.
d) No vs.8 conclui com uma metáfora das bênçãos que são enviadas, afim de que o povo de Deus possa frutificar e serem poupadas do fogo.
5 – Apostasia pede ser parcial ou total.
Exemplos de uma apostasia parcial –
a) As Igreja da Asia – (Apocalipse. 2 , 3.1-22) - Os motivos dos desvios são alistados, como por exemplo:
- Abandono do primeiro amor.
- O erro de declarar que são (judeu) e na verdade não o são.
- Sustentam falsas doutrinas, como as de Balaão e dos Nicolaitas.
- Toleram a mulher profetisa Jezabel que ensina a praticar a prostituição e a comer coisas sacrificadas a ídolos.
- Dizem que estão vivos, mas estão mortos. Nesta comunidade os poucos que vivem estão com os seus dias contatos. Muita gente morre por lá.
-Não são quentes e nem frio, mas morno. esta comunidade se diz que é rica abastada, mas o Senhor diz que ela é infeliz, miserável, pobre, cega e nua.
b) Parábola do filho pródigo – (Lucas 15.11-24). Como vemos, nesta parábola o filho ainda não havia se consumado, haja vista que o filho voltou para a casa de seu pai. Tipificando o retorno do cristão desviado aos caminhos do Senhor. Entretanto o texto é claro em dizer que ele “... estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado...” (v.24). Não podemos dizer que alguém apostatou parcialmente se não houver retorno.
Exemplo de apostasia total
a) (Hebreus 6:1-6) – Como vemos no texto, o cristão que abandona a sua fé totalmente não há possibilidade de retorno. Como diz o texto “...é impossível outra vez renová-los para arrependimento” (v.6). Não podemos dizer que alguém apostatou totalmente enquanto houver oportunidade de retorno.
6 – A importância da advertência – (Ezequiel 3.20,21)
a) É fundamental advertir aqueles que apostaram da fé. Devemos trazê-los de volta com uma certa rapidez. Lembro que trazer de volta é trazer para o retorno da fé em Cristo e não para uma denominação, pois elas não salvam absolutamente ninguém, ela simplesmente é um ambiente onde o povo de Deus se reúne e trafega por lá. Portanto, o retorno é para Jesus Cristo, salvador de nossas almas.
b) Em (Tiago 5:19,20)  traduz que o desvio é da verdade e não do ambiente. Sair do ambiente não interpreta-se ainda desvios da verdade, embora a interpretação denominacional enxergue desvios desse modo. Claro que o desvio da verdade poderá levar essa pessoa a se ausentar das reuniões, mas o que dizer dos que estão nas reuniões destituídos da verdade??
c) Jesus disse que se alguém não permanecer n’Ele será cortado (João 15.6)
d) O apóstolo Paulo comenta em (Romanos 11:17-22) da rejeição de Israel da salvação em Cristo Jesus.
e) O autor de Hebreus pergunta ...como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?...” (Hebreus 2.3).
f) Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada (cf. Mateus 12.31). O Dr. Russel Shedd comenta que a blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição das mais claras provas de que as obras de Jesus que revelam a aproximação do reino de Deus, foram feitas pelo poder do Espírito Santo. (Bíblia Shed, pg.1347).
g) Portanto, devemos conservar e permanecer firmes na fé, não nos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvimos.... (cf. Colossenses 1.23). h) “...os que deixam o Senhor perecerão (cf. Isaias 1,28).
7 - No livro Teologia Sistemática pg.378 tece o seguinte comentário:
“João diz que a vida eterna não é possessão do crente, independente de ele ter a Cristo (cf. 1João 5.11,12). O Pai deu também ao Filho ter a vida em si mesmo no mesmo sentido em que o Pai tem a vida por seu próprio direito e natureza (cf. João 5.26). A nós não foi concedido esse direito. A vida eterna é a vida de Cristo em nós, e nós a possuímos somente à medida que estamos em Cristo”. Conforme (Romanos 8:1) que diz: “Agora pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Portanto, a salvação é mediante a fé. O cristão tem que conservar a sua fé em Cristo. A apostasia é uma realidade que tange todos os filhos de Deus a se afastarem dessa grande salvação. Compete ao cristão, manter-se de pé, nutrindo a sua fé nas verdades da palavra de Deus e na oração, sujeitando-se ao Senhor, que é poderoso para nos conservar de qualquer tropeço. Ligados nessa dimensão, jamais seremos afastados do amor de Deus, como diz o apóstolo Paulo em (Rm. 8.35-39) – Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (v.36) - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
(v.37) - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
(v.38) - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
(v.39) - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Em Cristo
Romildo Gurgel