terça-feira, 31 de maio de 2011

IGREJA DE TIATIRA

Leitura Bíblica: (Apocalipse 2: 18-29)
1 – INTRODUÇÃO
Tiatira foi a carta mais longa e a menos importante das sete cidades. Tiatira se destacava pelo comercio e inúmeros negócios que existia ali.
Foi de Tiatira que Lídia imigrou para Filipos por causa do seu negócio. Ela negociava com materiais tratados com corantes de púrpura vindo de Tiatira. Em At.16:14 ela é retratada como vendedora de tecidos.
Talvez Lídia, recém-convertida em Cristo, tenha retornado ao seu lar em Tiatira e servido como meio para se plantar a Igreja ali.
Tiatira apresentava na sua florificação as mais belas graças de Deus:
a) De um lado era um humilde ministério
b) E do outro aquela tríplice bênção tão citada por Paulo em suas cartas: FÉ, ESPERANÇA (que é perseverança) E AMOR (1Tss. 2:3)
c) Conheço as suas obras e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
A Igreja de Tiatira compreendeu que a vida Cristã é uma vida de crescimento, de progresso, de desenvolvimento. A Igreja de Tiatira estava caminhando para frente, já a de Efeso, estava deixando o primeiro amor, apostatando. A Igreja de Tiatira esta excedendo as obras que fazia nos primeiros tempos.

2 – AS ESCRITURAS TÊM VÁRIAS FORMAS DE FALAR SOBRE CRESCIMENTO CRISTÃO.

a) No N.T. se apresenta hora como um crescimento gradual, da infância passando pela adolescência até chegar a estatura adulta.
b) Hora se apresenta pela fertilização de uma videira até produzir muitos frutos – (Jo.15)
c) Fala que isso pode acontecer como um processo químico de refinação de metais - (prova da fé como metal sendo refinado pelo fogo) Tiago.

3 – O QUE JESUS TEM CONTRA A IGREJA DE TIATIRA

(v.20) – Você tolera aquela mulher Jezabel que se diz profetiza. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comer alimentos sacrificados aos ídolos

a) A Igreja de Tiatira apesar de manifestar amor, fé, serviço e perseverança, a santidade não estava incluída em suas qualidades.
b) A Igreja permitiu o ensinamento de licenciosidade e não tomou nenhuma iniciativa de reprimí-la.
c) Tiatira tinha amor, mas tolerava uma mal, uma profetiza impostora.

4 – O QUE É SANTIDADE CRISTÃ?

a) A vontade de Deus é que todos sejam santificados.

b) Que abstenham-se da imoralidade sexual.

c) Fomos escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis –

d) Fomos chamados não para a impureza mas para a santidade – (ITss. 4:3; Ef.1:4; Tt.2:13-14; ITss.4:7-8) aqui esta a trindade com o propósito de nos fazer santos.


5 – JEZABEL – Etimologia - Sig. “pura” ou “casta”, mas contradizia o seu nome pelo caráter e conduta. Era uma mulher verdadeira na Igreja, mas com um nome simbólico. Esta mulher era uma ameça perigosa para a Igreja de Tiatira como JEZABEL era para Israel.

a) A PRIMEIRA JEZABEL - Quando Jezabel casou com Acabe ela procurou difundir ativamente suas revoltantes doutrinas em Israel. Ela persuadiu a Acabe construir um templo e um altar para Astarote na capital em Samaria. Ela sustentou 850 profetas do seu culto imoral e eliminou todos os profetas de Yahweh. Como Balaão, ela procurou contaminar Israel. Esta mulher contamina a Igreja de Tiatira.

b) A SEGUNDA JEZABEL –

• Ela apareceu de fato com os mesmos nomes e com as mesmas características.
• Ela incentivava os cristãos de Tiatira a comparecerem as cerimônias e festas das associações comerciais que era dedicada a uma deidade pagã, e no final dessas cerimônias terminavam com licenciosidade.
• Com a sua teoria diabólica, que os pecados da carne podiam livremente ser tolerados sem prejuízo para o espírito, eles mergulhavam sem restrições no assim chamado PROFUNDOS SEGREDOS DE SATANÁS. (V.24).
• Ela levava os cristãos a comerem carne sacrificada a ídolos – (v.20)
• Muito das práticas vis de Jezabel estava sendo toleradas secretamente, talvez a própria Igreja não estava nem sabendo o que estava acontecendo com os seus membros.

6 – APRESENTAÇÃO DE CRISTO A IGREJA –

a) Conheço –
Jr.17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras”.

Jr.11:20b - ...provas o coração e a mente...”

Sl.7:9 – “Deus justo, que sondas, as mentes e os corações, dá fimas maldades dos homens”

At.1:24 – “Depois oraram: Senhor, tu conheces o coração de todos...”

At.15:8 – “Deus que conhece os corações...”

b) É apresentado como Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo – (v.18)
Ap.1:14b – “...seus olhos eram como chamas de fogo...”

Ap.19:12 – “Seus olhos são como chamas de fogo...”

c) Jesus sabe tudo que há no homem -
Mc.2:8 – “Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração?”.

Jo.21:17 – “ Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama?”.

Jo.2:25 – “ Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem”.

Isaias 29:15 – “Ai daqueles que descem às profundezas para esconder seus planos do Senhor, que agem nas trevas e pensam: Quem é que nos vê? Quem ficará sabendo?
v.16 – “Vocês viram as coisas pelo avesso! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer aquele que o formou: Ele não me vê? E o vaso poderá dizer do oleiro: Ele nada sabe?”.

Hb.4:13 – “Nada em toda criação, esta oculto aos olhos de Deus. Tudo esta descoberto e exposto diante dos olhos daquele que havemos de prestar contas”.
7 – ADVERTÊNCIAS DE CRISTO PARA IGREJA DE TIATIRA

(v.21) – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

a) Deus tem o desejo que todos sejam salvos –
2Pe.3:9 – “ O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com você, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”.

1Tm.2:4 – “Que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.

b) Se não se arrependerem de igual modo serão castigados –
(v.22) – “Aqueles que cometeram adultério com ela serão seguramente castigados a não ser que se arrependam das obras que ela prática”.

 A porta do arrependimento ainda estava aberta, e ainda hoje esta aberta, mas não vai durar para sempre, certamente terá um dia que Le se fechará.

c) (v.23b) - “Todas as igreja saberão que sou aquele que sonda mentes e corações ...”

d) (v.22a) - “Vou fazer Jezabel adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometerem adultério com Ela...”.

e) (v.23a) – “Matarei os filhos dessa mulher...”

8 – CONSELHO DE CRISTO AOS REMANESCENTES NÃO CONTAMINADOS.

a) (v.24a) - Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás .

b) (v.24b e 25) – “...Não porei outra carga sobre vocês, tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha”.

• Alguns apóstolos do Senhor deram também esse mesmo conselho :
1Jo.2:24 – “Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai”
2Tss.2:15 – “Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa”.

9 – PROMESSAS DE CRISTO AO VENCEDOR

a) O vencedor é aquele que faz a vontade de Deus até o fim – (.26)

• Se estamos fazendo a vontade de DEUS ou não, seremos julgados pelas nossas obras – (v.23c)

b) “Darei autoridade sobre as nações” – (v.26b)

• O bom e fiel servo receberá cargo de muitas coisas –
Mt.25:21 – “O Senhor respondeu: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!

Lc.19:17 – “Muito bem, meu bom servo1 respondeu o seu senhor. Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades”.

ICo.6:2 – “ Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?”.

 Aqueles que aprenderam a fazer as obras de Cristo nesta vida continuarão a fazê-las na próxima. Aqueles que têm dominado suas próprias paixões sobre a terra terão ascendência sobre outros no céu.

c) (v.28) - Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.

• Em Apc. 22:16 o Senhor Jesus apresenta-se como a resplandecente estrela da manhã. A Igreja pode ser candelabros, e os anjos das igrejas podem ser consideradas “estrelas”, mas Cristo é a resplandecente estrela da manhã, de quem deriva toda luz. Cristo compromete-se em dar esta estrela ao vencedor, portanto, Cristo está comprometendo-se a dar a si mesmo.
• Os cristão fiéis que tem rejeitado os padrões do mundo, controlando os desejos de sua natureza caída e resistido à sedução do diabo receberão esta resplandecente estrela da manhã.
• Rejeitando Jezabel, receberão Cristo. Terão permissão para compartilhar não somente sua autoridade, mas também sua glória.
• Não irão apenas governar as nações, mas também servir ao Senhor das nações.
• Recusando-se a penetrar nas profundezas de Satanás, eles sondarão as profundezas de Cristo.

Pr. Romildo Gurgel
Extraído do livro
O que Cristo pensa da Igreja de John Stott
Editora United Press

sábado, 28 de maio de 2011

OS DONOS DAS DENOMINAÇÕES


Certa vez, há muitos anos, ouvi falar que toda a igreja tinha donos. Então, pensei: "Deve ser o pai, o filho e o espírito!" Para minha surpresa, não era a trindade[1], mas; na maioria das vezes uma família que era muito influente na igreja ou um pastor que conseguiu conquistar e liderar essa família.

Depois de mais algum tempo descobri que também as denominações têm seus donos. Geralmente, eles deixam algumas impressões bastante perceptíveis. Segue, então; algumas dessas impressões sobre esses saduceus[2]. A primeira impressão é que eles são humanos, falhos e pecadores - e se não fosse à graça de Deus, até mesmo eles estariam perdidos! A segunda é que eles são políticos, e ainda que eles - pelo menos alguns - pareçam repudiar a política[3] partidária[4], eles fazem política partidária denominacional sempre... Se for preciso - tal qual o mestre Maquiavel[5] - seriam capazes de se unir aos piores inimigos só para continuarem no poder da região, da igreja local ou mesmo da denominação, o que é muito comum hoje em dia. A terceira é que eles dizem que cuidam de várias igrejas. - talvez a melhor palavra deva ser presidem[6] - Um deles me disse em certa ocasião: "Não sei por que os potiguares tem tanta dificuldade com os pastores que presidem várias igrejas ao mesmo tempo!?" Se pastorear[7] for semelhante a cuidar, talvez deva ser por isso. Conheço um dono de lojas que realmente de três filiais.

A prova é que ele sabe o nome de todos os funcionários, conhece parte dos familiares, e porque é gerente e não sacerdote[1], ele visita essas lojas todos os dias, exceto nos feriados. Sem falar que essas lojas estão abertas de segunda a domingo pelo menos oito horas por dia, e não apenas três vezes por semana cerca de uma hora e meia. Alguns, inclusive; distribuem parte da renda das empresas com os funcionários para estimular o crescimento. Imagine agora um pastor que ao invés de ceder ao apelo do capitalismo[2], resolvesse trabalhar com muitos auxiliares, um para cada pequeno grupo - diz-se que os fariseus[3] a cada pequeno grupo de dez pessoas começavam uma nova sinagoga[4]. Bem, deixando de lado esta comparação entre gerente de lojas e pastores de igrejas, voltemos às impressões que deixam esses saduceus.

Pareceu-me que eles, às vezes, meio que sem querer, é óbvio, podem até chegar a mentir! Não como os poetas, nem como os fariseus que Cristo tanto denunciou. Eles mentem como mentem os piores pecadores, nós que muitas vezes negamos ou inventamos verdades, na maioria das vezes para não perder autoridade. Alguns mentem porque é bem mais fácil e dá menos prejuízo. Na verdade, negar e negociar também faz parte das verdades que eles vivem ou dizem viver. Até mesmo as Escrituras podem ser interpretadas de modo particular, pois se um texto bíblico disser para um cristão pedir perdão e perdoar - baseado na lei do amor de Cristo - eles podem interpretar que o perdão deve ser apenas do outro ou para o outro, por exemplo.
E mais interessante é que eles falam em nome de Deus, ou seja; dizem o que devemos viver, mas apenas só conseguem dizer...
Outra peculiaridade dos donos da denominação é que eles fazem, ensinam e andam com os estatutos das igrejas em suas pastas de serviço! Parece muito com a tradição dos anciãos ou com algo aquém ou além dos testamentos. - Ou do Testamento.
Poderíamos ir muito mais longe observando essas impressões deixadas por esses saduceus, mas citarei apenas mais duas: "Eles também querem mais conforto e melhores salários!" Essa história de não ajuntar tesouros na terra e sofrer pela propagação do evangelho e ser agradecido a Deus por tudo... Deve ter ficado com os pais da igreja. Enfim, eles são capazes de disciplinar e até mesmo de excomungar[1] um rebelde, que se trata tão somente de alguém com a visão diferente, por falta de ensinos semelhantes aos de Cristo. – Na verdade, eles não têm eficácia na disciplina, pois disciplinar é o mesmo que educar, capacitar ou doutrinar, o que eles não conseguem fazer, haja vista tirar alguém das atividades do templo não é a mesma coisa que ensinar. Certamente que, atualmente; a excomunhão é diferente de outrora. Então, primeiro tenta-se calar o meliante, mas se não dá certo; mata-se o desobediente pelas várias formas possíveis: Realiza-se reunião e fala-se mal de terceiros sem a presença dos tais, duvida-se do chamado de muitos porque esses tais não aprenderam a falar o denominacionalês[2]; coam os mosquitos da aparência e deixam passar os camelos do dízimo, dão credibilidade a todos os submissos, mas expulsam os que perguntam o porquê disto... A razão daquilo ou que fazem quaisquer questionamentos.

Entretanto, um amigo me disse: "Você acha que vai há algum lugar produzindo textos assim?!" Ao que lhe respondi: "Bem, se minha intenção fosse ser igual aos donos das denominações, jamais poderia escrever coisas semelhantes! Mas tudo isso pode ser apenas mais um devaneio de um poeta. Talvez um protesto ou pretexto para escrever mais um texto!" E o meu amigo parecendo um tanto preocupado, insistiu: "Apenas isto?!" O mais

Interessante é que eles falam em nome de Deus, ou seja; dizem o que devemos viver, mas apenas só conseguem dizer...
Outra peculiaridade dos donos da denominação é que eles fazem, ensinam e andam com os estatutos das igrejas em suas pastas de serviço! Parece muito com a tradição dos anciãos ou com algo aquém ou além dos testamentos. - Ou do Testamento.

Impressionante é que ele não conseguiu descobrir de que denominação eu estava escrevendo... E eu espero que você não diga que deve ser sobre a que eu participo, por que na sua não tem nada disto!!!

Autor.
Félix Dantas, Poeta.