domingo, 27 de fevereiro de 2011

PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO



Romildo Gurgel

LEITURA BÍBLICA:

(Mt.13:44)
O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

I. HISTÓRICO DA COMPOSIÇÃO DA PARÁBOLA

As crianças muitas vezes, fantasiam que em algum lugar, em alguma casa velha, ou celeiro, vão descobrir um tesouro enterrado que ninguém viu. Quando se viaja pelo mundo, se ouve histórias desta natureza que em determinados locais estão enterrados tesouros em ilhas, fazendas e mansões. Quem os enterrou e a quanto tempo esta alí, são perguntas que viraram história de todas as naturezas.
Conta-se que na antiga palestina, um país freqüentemente em guerra, as pessoas achavam mais seguro guardar seu tesouro, ou parte dele, no campo do que em suas casas. Em casa os ladrões podiam roubá-lo; no campo ficaria em maior segurança. Mas, se o proprietário morresse na guerra, levaria para o túmulo o seu segredo, e ninguém, jamais, poderia saber onde enterrara o tesouro.
O homem que encontrou tal tesouro podia ser um empregado ou mesmo um arrendatário daquele campo. Talvez tivesse arando, cavando buracos, ou plantando uma árvore. De qualquer modo, ele bateu em alguma coisa dura debaixo da terra, cujo som não parecia o de uma pedra. Ele cavou e encontrou um tesouro. O homem ficou maravilhado, nunca tinha visto um tesouro tão valioso. Tudo aquilo poderia ser seu, se comprasse o campo. Em segundos, arquitetou um plano. Rapidamente, pôs o tesouro de volta no lugar, cobriu-o com terra e foi para casa. Sabia que o atual proprietário do terreno não tinha enterrado o tesouro ali. Assim, se o dono vendesse o terreno, ele teria a posse do tesouro, que, então, seria seu de direito. Ele precisava de dinheiro e pôs a venda tudo o que tinha. Algumas pessoas talvez tenham meneado a cabeça, reprovando aquela atitude tão impetuosa. Mas o homem sabia o que estava fazendo. Com o dinheiro, poderia comprar o campo e teria para si o tesouro.

Método de interpretação: Descobrimos nesta parábola, duas figuras que já foram estudadas em parábolas anteriores, e que trazem significados idênticos. Não se extrai novos significados de uma mesma figura de linguagem já interpretadas. Conserva-se a interpretação da figura para outras citações.

II. SIGNIFICADO DA PARÁBOLA

1. O CAMPO - Jesus disse que “o reino dos céus assemelha-se a um tesouro escondido em um campo.

a) Em parábolas anteriores, Jesus declarou que o campo é o mundo –

exemplos:
• Parábola do Joio – (Mt.13:24;  e vs.38).
• Parábola do grão de mostarda – (Mt.13:31).
• O campo é a terra criada por Deus para o seu reino – (Gn.1:26-28)
• Pelo fato do homem ter sujeitado a vaidade, Deus teve que providenciar a compra do mundo – (Rm.8:20; 1Co.15:27-28;).

b) Por mundo, entendemos que é o globo terrestre no qual vivemos e habitamos, o tesouro, seja lá o que for, esta escondido neste campo –
• Se a ótica do observador esta para o mundo, se acha ali os tesouros desse mundo

• Se a ótica for em qualquer pessoa do mundo, pode ser que se descubra uma pessoa científica e cheia de sabedoria deste mundo – (1Co.2:6-9)

• Se a ótica for na pessoa regenerada, o tesouro de Deus está escondidos alí, como sendo Igreja militante e triunfante - (1Co.2:10-16)

2. O HOMEM –

a) Em parábolas anteriores o homem foi identificado pelo Senhor como sendo Ele mesmo –

• Parábola do semeador – (Mt.13:37)

b) O mundo, o campo foi comprado – Com o objetivo de tomar posse do tesouro, ele comprou o campo. O mundo foi comprado, não tanto por consideração a algum valor, mas por causa do tesouro que esse continha.

(Ler João.3:16-17)
(1Co.6: 20) - Porque fostes [comprados] por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

(1Co.7: 23) - Por preço fostes [comprados]; não vos façais escravos de homens.

(Ap.11: 15) - E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O [reino] do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

(Ap.14: 3) - E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram [comprados] da terra.
(Ap.14: 4) Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram [comprados] dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.

(At.20: 28) - Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio [sangue].

(1Pe.1:18) – sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis , como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
(1Pe.1: 19) - mas com precioso [sangue], como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o [sangue] de Cristo,

c) O mundo clama pela sua redenção –

(Rm.8: 20) - Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.

3. O TESOURO - O tesouro é o reino de Deus escondido no mundo, e o governo de Deus, seus princípios, sua ordem e sua beleza que a tudo suplanta.

• O reino esta dentro de nós, escondido – (Lc.17:21)

• Deus fez sujeitar todas as coisas debaixo de seus pés – (Ef. 1:22; Hb.2:5-10)

• Tesouros em vasos de barro – (Rm.8:21; 2Co.4:7; 2Tm.2:20)

• O tesouro do conhecimento do Senhor – (Mt.6:19-21; Lc.12:21;Cl.2:1-3).

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES.


Esta parábola ilustra a descoberta acidental do reino de Deus. No oriente era comum a prática de esconder tesouros na terra e parece que os textos seguintes expressam esta verdade (Jeremias 41:8; Jó 3:21 e Provérbios 2:4). Na lei judaica quem comprasse uma terra tinha direito de apossar-se do tesouro ali escondido. Este costume foi originado pela dificuldade de ocultar  esses tesouros dos ladrões, da avareza dos vizinhos e de outros perigos que ameaçassem sua perda.
Esta parábola ilustra o valor da verdade que se acha em Cristo, e que inclui a própria pessoa de Cristo, a mensagem real do evangelho, o destino reservado aos homens, na vida eterna. O indivíduo aqui e ali a procura da verdade, finalmente é levado a descobrir, por acidente essa descoberta, e percebe que todos os outros tesouros da vida, sejam eles riquezas materiais, ou  intelectualidade, ou os prazeres e a fama, não podem se comparar com esse tesouro incalculável. Isto lembra a experiência dos apóstolos, que “deixaram tudo a fim de seguir a Cristo. Essa foi também a experiência dos antigos discípulos, muito dos quais morreram como mártires, considerando que a vida física nem se compara com os tesouros do reino dos céus.
(Mateus 11:12) ilustra o espírito desta parábola “desde os dias de João Batista até agora,o reino dos céus é tomado por esforços, e os que se esforçam se apoderam deles”.

Adam Clarke extraiu diversas lições espirituais através desta parábola:

1 –A salvação outorgada por Deus deve ser considerada nosso único tesouro, e devemos valorizá-lo acima de tudo.
2 – Nas escrituras devemos procurar toda informação possível acerca desse tesouro, para que compreendamos esse valor.
3 – Devemos ponderar as considerações dessa salvação no coração.
4 – Se preciso for, é necessário abandonar tudo o mais a fim  de reter esse tesouro.
5 – Nesse tesouro é que deve estar nossa alegria.
6 – Devemos compreender,sempre, que essa salvação foi comprada por Jesus, mediante o sangue do testamento, derramado quando de sua paixão e morte.


BIBLIOGRAFIA

1. Bíblia Vida Nova – Sociedade Religioa Edições Vida Nova
2. BíbliaW – Eletrônica
3. Os Evangelhos – Versão Restauração – Editora Árvore da Vida
4. Todas as Parábolas da Bíblia – Herbert Lockyer – Editora Vida
5. As parábolas de Jesus – Simon J. Kistemaker – Casa Editora Presbiteriana
6 - O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo - R.N.Champlin, Ph,D. - Editora Hagos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir