segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PARÁBOLA DO FERMENTO E DA FARINHA




Atualizado 
05/05/2013

LEITURA BÍBLICA: (Mateus 13:33; Luca.13:20-21)

ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES:

Aqui nesta parábola o Senhor estará nos advertindo sobre uma possível infiltração da corrupção doutrinária em sua Igreja. Não são poucos os comentaristas que tentam confundir interpretando que o evangelho permeará toda a sociedade até que todo o mundo se torne convertido para Jesus Cristo.
Veja bem: na parábola do semeador, Jesus ensina que a palavra tem que cair em uma boa terra, fazendo assim uma amostragem também de outros ambientes onde ela poderá ser absorvida, mas sem que haja resultados positivos. Na parábola do joio e do trigo tem o joio que foi plantado e que poderá ter a possibilidade de  crescer junto com o trigo, o perigo habita na tentativa de remover o joio e fazer com que o trigo vá junto.  Na parábola do grão de mostarda, temos o ensinamento no que diz respeito a fé, mesmo que esta seja bem pequena, não invalidade um bom início e que a partir daí, se poderá obter experiência marcantes junto a graça de Deus. E agora, nesta parábola do fermento e da farinha, temos a corrupção na agência divina chamada Igreja. E é bom lembrar que isso é uma forma que Jesus ensinou para que sua igreja receba essa advertência quanto aquilo que não foi ensinado por Ele, isto resultaria em desvios de rumo doutrinário. Esta parábola sendo colocada lado a lado  com as sete igrejas narradas em apocalipse, observaremos melhor esta advertência de como um pouco de fermento poderá levedar toda uma comunidade. 
Para compreender o que Jesus ensina nesta parábola é essencial examinarmos as três partes que a compõem: a mulher, o fermento e a farinha. Uma utilização dessa figura de linguagem com elaborações independente da escritura terá resultados em erro gravíssimo de interpretação. Não devemos esquecer que a verdade da palavra de Deus não se contradiz. Fermento dentro de toda a bíblia significa sempre a mesma coisa. Vá adiante até o final do estudo, com o coração aberto, lendo todas as referências, oro para que Deus abençoe  grandemente.


INTRODUÇÃO:

Jesus esta contando uma história de uma mulher fazendo pão, cena esta que era bastante comum no dia-a-dia. A mulher apanhou uma pequena quantidade de fermento, misturou-a a uma grande quantidade de farinha, e assou pão suficiente para uma refeição de cem pessoas. Tanto Mateus como Lucas usou três medidas de farinha que equivale a, mais ou menos, 13,13 litros cada medida. Assim, a mulher tomou cerca de 39 litros de farinha, mais de 20 quilos pretendendo fazer uma grande quantidade de pão. Sara, a mulher de Abraão assou o mesmo tanto, quando três homens vieram visitá-los em Manre (Gn.18:6). Para compreender o que o nosso Senhor pretendia dizer, quando proferiu essa parábola, é essencial examinarmos as três partes que a compõem: o fermento, a mulher, as três medidas de farinha e a farinha.

Regra de interpretação: Repetindo,  utilização de figuras de linguagem feita independentemente das escrituras tem resultados em erros de interpretação. As escrituras explica ela mesma. Nem sempre uma interpretação conhecida popularmente deve ser considerada como verdadeira.

INTERPRETANDO A PARÁBOLA

I – O FERMENTO –
a) Jesus não diz que “o reino dos céus se assemelha ao fermento” mas que “se assemelha ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medida de farinha, até que tudo seja levedado”.
b) Não é apenas o fermento que ilustra o reino dos céus, mas a parábola como um todo.
c) Se esta parábola for interpretada tendo o fermento como coisa boa, para que a mistura na massa ? Mistura tira a pureza e a distinção. Logo não precisa de mistura.
d) O fermento foi escondido na farinha como um tipo de mal. O fermento sempre é utilizado nas escrituras como um símbolo do que desagrega, do que rompe, do que se corrompe.

1. REFÉRÊNCIAS BÍBLICAS SOBRE FERMENTO

a) A primeira vez que o fermento aparece na Bíblia - (Gn.19:3), o fermento era utilizado em Sodoma para o aumento da massa e bastantemente aceito pelos corruptos dali.

b) A próxima referência é feita em conexão com o Egito –

(Êxodo.12:15) – "Por sete dias comereis pães ázimos; logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel".

c) O fermento é utilizado como símbolo de pecado dentro da lei Mosaica –

\(Êx.34:25) -  "Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã".

d) Era proibida ofertas com fermento e com mel – (Lv.2:11; 6:14-18; Êx.12:8, 15, 19,20)
Comentário  Uma razão natural para essa proibição é encontrada no fato de que a fermentação implica um processo de corrupção. O mel era excluído do sacrifício, porque era um símbolo do homem em busca da glória pessoal (Pv.25:27). Jesus afirmou que não buscava a sua própria glória (Jo.6:38; 7:18; 8:50). Desta forma, o que era azedo ou doce foi proibido na oferta de alimentos.

e) O fermento é um tipo de corrupção e desequilíbrio de doutrinas –

(Lucas.12:1) - "Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Jesus a dizer primeiro aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia".

 Aqui fala de falsas doutrinas

f) O fermento pode vim de autoridades e dominadores, que exercem autoridade sobre pessoas e povos –

(Marcos.8:14-15) - "Ora, eles se esqueceram de levar pão, e no barco não tinham consigo senão um pão.
 E Jesus ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes".

g) O fermento pode vir de grupos isolados, e Jesus aos seus discípulos fala da sua não percepção –
(Mateus.16:6-12) - E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
7 Pelo que eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
8 E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós por não terdes pão, homens de pouca fé?
9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes?
10 Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes?
11 Como não compreendeis que não nos falei a respeito de pães? Mas guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
12 Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.


EXEMPLO DA FORMA QUE VEM A FERMENTAÇÃO

(MATEUS. 22:23-24)
23 No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo:
24 Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
25 Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão;
26 da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo.
27 depois de todos, morreu também a mulher.
28 Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram?
29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;
30 pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.
31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus:
32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos.
33 E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina.
34 Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos;

2° EXEMPLO = defesa de Paulo diante do sinédrio

(Atos 23:8-11)
6 Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado.
7 Ora, dizendo ele isto, surgiu dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu.
8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
9 Daí procedeu grande clamor; e levantando-se alguns da parte dos fariseus, altercavam, dizendo: Não achamos nenhum mal neste homem. E se algum espírito ou anjo lhe falou, não resistamos a Deus.
10 E avolumando-se a dissenção, o comandante, temendo que Paulo fosse por eles despedaçado, mandou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles e o levassem para a fortaleza.
11 Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma.

h) O fermento dos farizeus era a formalidade hipócrita, ou a religiosidade, uma cegueira religiosa; e ainda temos isso no legalismo de nossas igrejas sendo conservadas ainda hoje.

i) O fermento dos saduceus era o ceticismo ou racionalismo , uma negação do sobrenatural .
Ceticismo – doutrina que o homem não pode chegar a tal conhecimento
Racionalismo – método de observar as coisas exclusivamente pela razão e pela aparência

j) O fermento de Herodes era uma degradação pelo sensual, pelo secularismo e as cobiças mundanas. O fermento de Herodes consistia em poder e grandezas, baseada na possessão das coisas materiais. Não é esse o pecado dos povos e a desenfreada busca dos homens hoje ?

k) Paulo faz uso do fermento como um símbolo para o pecado em desenvolvimento –

(1Co.5:6-8)
6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

l) A ultima passagem na qual o fermento é mencionado denota uma preocupação da propagação de uma falsa doutrina –

(Gálatas.5:7-9)
7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?
8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
9 Um pouco de fermento leveda a massa toda.
10 Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação.
11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado.
12 Oxalá se mutilassem aqueles que vos andam inquietando.
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.

DA EXPERIÊNCIA DA FERMENTAÇÃO  EXTRAIO
CINCO LIÇÕES PRINCIPAIS  

1 – A lição do aumento –
a) O fermento faz aumentar a massa – crescimento sem discipulado faz discípulos carnais, mundanos, desobedientes, sem espiritualidade e sem devoção. Torna-os meros frequentadores sem diferença nenhuma, sem o novo nascimento. O fato de algum movimento crescer e aumentar, não quer dizer que Deus  faça parte dela. Nas Igrejas da Asia em apocalipse, teve uma que Cristo ficou de fora
• A bíblia nos ensina a crescer na graça e no conhecimento do Senhor
• Crescer desejando alimento espiritual –
• Crescer até ser praticante –

b) A lição da penetração – O fermento tem capacidade de penetrar na massa onde é colocado, justamente por causa dos microorganismos de que é composto. É daqui que vêm tantos estilos diferentes, doutrinas, modelos de culto, etc. Jesus é o mesmo, o seu povo tem que segui-lo como sendo uma única massa e não duas massas diferenciadas.

c) A lição da desintegração – A fermentação desintegra as moléculas da massa para fazer dela outra massa, isto é, modificar sua estrutura, sua composição. A penetração de doutrinas que afrouxam a vida cristã definha o caráter cristão, a fidelidade, a motivação certa, o amor, a fé e a dedicação.

d) A lição de corrupção – Quando a qualidade da massa é desintegrada assume outra característica. Isto se chama corrupção, ou seja, começou de uma forma e terminou de outra (cf. Gl.3:1-3).

e) A lição da movimentação – Quando o fermento cai na massa – pode-se observar isso a olho nu, ha uma movimentação. A massa começa a crescer e, interiormente, há uma tremenda movimentação e até mesmo barulho. Hoje em dia, todo mundo está querendo movimento. Quando você observar gente vindo de lá pra cá e de cá pra lá; o povo correndo de uma igreja para outra sem razões sérias, sem compromisso genuíno com pão sem fermento, o nome disso é movimentação, tenho notado que muitos crentes estão ficando prostrados no meio do caminho, e depois de perambular de um lado para outro estão com suas vidas cristãs desestruturadas. Isto é o que a Bíblia diz de ovelhas sem pastor.

Uma advertência :

Jesus advertiu, nos seus dias, para que os discípulos se acautelassem do fermento dos fariseus. Hoje nós não temos a seita dos fariseus, mas há muitos grupos parecidos, com as mesmas características. E as técnicas de produzir fermento e fermentação são mais eficientes. Isto vem nos meios de comunicação de massa como rádio, televisão, jornais e revistas. Não sou contra, mas é preciso cautela. Há crentes que ficam o dia todo colados no rádio e na televisão, assistindo programas ou shows o dia todo e aos poucos vão cedendo. É preciso fazer o que Paulo recomendou: examinar tudo e reter o bem (1Tss.5:21). O que ocorre é que vamos ouvindo, vamos amolecendo o coração de conhecimentos absolutos e ficando mais relativos sem condições de reter o que é bom. Por acaso não é isso que esta acontecendo hoje nas igrejas.

2. O SIGNIFICADO DA MULHER NA PARÁBOLA

a) A ação particular da mulher é facilmente notada: “escondeu o fermento na farinha”

• Mulher pode ser representada pela igreja Católica que no 6° século em diante depois de formada, casando-se com o estado, acolheu muitas práticas pagãs e doutrinas heréticas e as misturou com os ensinamentos de Jesus levedando assim todo o conteúdo do cristianismo puro.
• Se o fermento na parábola representa algo bom, como alguns interpretes dizem, porque escondê-lo ?
• Note que a mulher pegou o fermento, não recebeu. Será que é dessa forma que os servos de Cristo devem pregar o evangelho ? Será que é as escondidas que se deve pregar o evangelho ? – (Mt.11:27)

b) Jesus estimula a pregação ser tão transparente que manda pregar nos telhados – confira (Sl.40:9-10; Mt.10:26-27).
eirado – terraço alto descoberto

c) Jesus falava abertamente ao mundo –

(Jo.18: 19) - Então o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.
20 Respondeu-lhe Jesus: Eu tenho falado abertamente ao mundo; eu sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se congregam, e nada falei em oculto.
21 Por que me perguntas a mim? pergunta aos que me ouviram o que é que lhes falei; eis que eles sabem o que eu disse.

d) Os seguidores de Jesus devem fazer o mesmo – (Mc.16:15)

e) Os mensageiros de Deus são exortados a levantar a voz como de trombeta – (Is.58:1; At.19:8; )

f) Os que ensinam coisas as escondidas, é o mesmo que esconder fermento na farinha – (Gl.2:4)

g) Judas fala daqueles que se introduzem dissimuladamente para corromper os santos – (Jd.4-5)

3. AS TRÊS MEDIDAS DE FARINHA

a) É uma linguagem representativa, correspondendo a corpo, alma e espírito, os três elementos da vida humana.

b) O fermento sendo colocado no ser humano, vem com o propósito de fermentar nestas três áreas da vida humana.
c) A santidade é conservar estas três áreas sem fermento – (1Tss.5:21-23; Gl.5:9)

d) Temos que lançar fora o fermento e guardar-nos de contaminação com algum tipo de fermento que esteja dentro do corpo – (1Co.5:7-13)

4. A FARINHA –

a) A farinha é enxergada como a Igreja do Senhor e Cristo como sendo o nosso alimento espiritual – (Jo.6:48-58)

b) Cristo é tido como o grão de trigo que cai na terra e morre, produzindo assim uma grande colheita de trigos – (Jo.12:24)

c) Paulo fala da verdadeira Igreja sendo como um pão – (1Co.10:17)


Romildo Gurgel

6 comentários:

  1. Achei muito interessante este assunto sobre o fermento e o contrabando dele, e o mais importantes que existiu povos que ensinavam sobre a cultura de como sobreviver usando o fermento, as tribo dos Saduceus que tinham racionalismo, ceticismo e a tribo dos Fariseus tambem tinham a formalidade hipócritica e cequeirfa religiosa este site esta de PARABÉNS pelo desenvolvimento deste assunto

    ResponderExcluir
  2. Se tudo isso é ruim, porque Jesus assemelha essa parábola com o Reino dos Céus? O que tudo isso tem a ver com o Reino dos Céus?

    ResponderExcluir
  3. Pois é isso que eu também queria saber... Se tudo isso não é bom, porque que Jesus comparou essa parábola aos reino dos céus ?

    ResponderExcluir
  4. a explicação começa dizendo que Jesus disse "o Reino de Deus se assemelha a um fermento que a mulher toma..." e não se assemelha apenas ao "fermento", acho que a parti daí ja dar pra irmos entendendo alguma coisa, é só compreender o que representa na parabola o fermento, a mulher e a farinha.

    ResponderExcluir
  5. Preste atenção esta frase do versículo: “...ESCONDEU o fermento na farinha”. Porque escondeu??? Se é algo bom, qual a intenção de esconder. Isto contraria o que Jesuse ensinou aos seus discípulos!! Ou será que Ele contradiz o que ensina?? Perceba que o ele ensinou foi de uma forma aberta e na vista de todos (João.18:19-21; Marcos 16:15), os mensageiros de Jesus são exortados a levantar sua voz e falar abertamente também (cf. Isaias 58:1; Atos 19:8; 2Corintios 5:20-21). Não é fermento que se assemelha ao reino dos céus, mas toda a parábola.

    ResponderExcluir
  6. Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus. (Mt 16:12)
    FALTA AO AUTOR DO TEXTO COMPREENDER QUE JESUS NÃO ESTA FALANDO DO FERMENTO DO PÃO, MAS DO POTENCIAL DO REINO DE DEUS AO FAZER A IGREJA CRESCER COMO O FERMENTO ATUANDO SOBRE A MASSA.
    É PENA DISTORCER ALGO TÃO CLARO E SIMPLES DE SER ENTENDIDO NA INTERPRETAÇÃO LITERAL DO TEXTO.

    ResponderExcluir