sábado, 19 de fevereiro de 2011

PARÁBOLA DO CONSTRUTOR DA TORRE E O REI GUERREIRO


Por
Romildo Gurgel

1 – LEITURA BÍBLICA: (Lc.14:28-33)

2 – INTRODUÇÃO:
Estas parábolas são consideradas por alguns comentaristas como parábolas gêmeas, ela é encontrada apenas no Evangelho de Lucas. Ela foi contada quando Jesus seguia da Galiléia para Jerusalém, acompanhado por grandes multidões.

3 – PANO DE FUNDO HISTÓRICO
Em virtude do seu conhecimento dos assuntos locais, é bem possível que Cristo tenha transmitido a Parábola da Torre, a partir de um fato recente. Provavelmente Pilatos tinha começado a construir um aqueduto, ou algum tipo de torre, mas não teve condições de terminar. Esse governante talvez não tenha avaliado o custo e também não pôde usar o dinheiro do tesouro do templo, e assim contemplou a diluição de seus recursos, e o projeto de construção foi abandonado. Com tal conhecimento Jesus teceu as parábolas gêmeas.

4 – O QUE JESUS ENSINA NESTAS PARÁBOLAS.

a) Ensina que o verdadeiro discipulado custa caro, tem um preço a ser pago –

O PREÇO DE ABORRECER PAI, MÃE, MULHER , FILHOS, IRMÃOS E SUA PRÓPRIA VIDA
(LC 14:26) - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

 Paulo não tinha a sua vida por preciosa
(At.20:24) - mas em nada tenho a minha vida como [preciosa] para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

(Fp.3:7) - Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como [perda] por amor de Cristo;
(Fp.3:8) - sim, na verdade, tenho também como [perda] todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a [perda] de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,

(TT 2:11) - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
(TT 2:12) - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

O PREÇO DE LEVAR A CRUZ
(LC 14:27) - E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

(LC 9:23) - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
(LC 9:24) - Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
(LC 9:25) - Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
(LC 9:26) - Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

O PREÇO DE RENUNCIAR TUDO QUANTO POSSUI
(LC 14:33) - Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

 Uma pessoa para se casar renuncia a casa dos pais –
(Mt.19:5) - 5 e que ordenou: Por isso [deixar]á o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?

 O preço para se unir a Cristo é tudo o que se possui –
(MT 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
(MT 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
(MT 19:19) - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
(MT 19:20) - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
(MT 19:21) - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
(MT 19:22) - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
(MT 19:23) - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
(MT 19:24) - E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
(MT 19:25) - Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
(MT 19:26) - E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
(MT 19:27) - Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
(MT 19:28) - E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
(MT 19:29) - E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

O PREÇO DE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA
(Mt.7:13) - Entrai pela porta estreita; porque [larga] é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

b) A parábola ensina sobre o perigo de começar e não terminar -

O EXEMPLO DA CONSTRUÇÃO DE UMA TORRE
(LC 14:28) - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
(LC 14:29) - Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,

O EXEMPLO DE UM REI QUE VAI A GUERRA COM OUTRO REI
(LC 14:31) - Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
(LC 14:32) - De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.

O EXEMPLO DE ALGUNS CRISTÃOS NA IGREJA DA GALÁCIA
(GL 3:1) - Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
(GL 3:2) - Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
(GL 3:3) - Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
(GL 3:4) - Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.

O PERIGO DE NÃO SE DEIXAR SER INSTRUIDO NA VERDADE LEVOU MUITAS PESSOAS A APOSTASIA E OLHAREM PARA SI MESMO
(Mt.13:15) - Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os [olho]s, para que não vejam com os [olho]s, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure.

(2Tm.4:3) -3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si [mestres] segundo os seus próprios desejos,

(HB 5:11) - Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
(HB 5:12) - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
(HB 5:13) - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
(HB 5:14) - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
(HB 6:4) - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
(HB 6:5) - E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
(HB 6:6) - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

(Jd.v.12) - 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se [apascenta]m a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;

(2Tss.2:3) - Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a [apostasia] e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,

(1Tm.4:1) - 1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns [apostatar]ão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,

O MAU EXEMPLO DE PEDRO
(JO 21:15) - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
(JO 21:16) - Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
(JO 21:17) - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
(JO 21:18) - Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

(At.20:28) - Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

c) A parábola ensina que um verdadeiro discípulo tem que priorizar o Senhor. Se o Senhor não for o Senhor de tudo, então será o Senhor de nada -
(MT 8:19) - E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.
(MT 8:20) - E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
(MT 8:21) - E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.
(MT 8:22) - Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.
(MT 8:23) - E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;

ALGUMAS DESCULPAS QUE ALGUNS `FAZEM
(LC 14:16) - Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
(LC 14:17) - E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
(LC 14:18) - E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
(LC 14:19) - E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
(LC 14:20) - E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
(LC 14:21) - E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
(LC 14:22) - E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
(LC 14:23) - E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
(LC 14:24) - Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

O QUE ALGUNS DISCÍPULOS PRECISAM FAZER
 Avaliar -
(Mt.6:22) - A candeia do corpo são os [olho]s; de sorte que, se os teus [olho]s forem bons, todo teu corpo terá luz;
(Mt.6:23) - se, porém, os teus [olho]s forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
 Tirar a trave dos olhos (tudo aquilo que empeça você seguir a Jesus).
(Mt.7:3) - E por que vês o argueiro no [olho] do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu [olho]?
( 4 ) -Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu [olho], quando tens a trave no teu?
( 5) - Hipócrita! tira primeiro a trave do teu [olho]; e então verás bem para tirar o argueiro do [olho] do teu irmão.
 Remover o que impede ao discipulado
(MT 18:8) - Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
(MT 18:9) - E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
 Estar acordado ao invés de estar dormindo em local não apropriado
(Mt.26:43) - E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus [olho]s estavam carregados.
 Amar a Deus acima de Todas as Coisas
(Lc.10:27) - Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas [força]s e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
 Permanecer ligado no Senhor, submisso –
O 15:1) - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
(JO 15:2) - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
(JO 15:3) - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
(JO 15:4) - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
(JO 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
(JO 15:6) - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
(JO 15:7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
(JO 15:8) - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
(JO 15:9) - Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
 Ter prazer na lei do Senhor e meditar de dia e de noite para ser como uma arvore frutífera
(SL 1:1) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
(SL 1:2) - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
(SL 1:3) - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
(SL 1:4) - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Elaboração
Romildo Gurgel