quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

--> MULTIDÃO E DISCIPULOS: As duas igrejas da realidade

por Ariovaldo Ramos

Em Mateus 16, do verso 13 ao 20, Jesus, enquanto caminhava para Cesaréia, aldeia ao norte da Galiléia, administrada por Filipe, perguntou aos seus discípulos sobre o que o povo pensava dele. Queria saber que identidade lhe atribuiam.
A gente sempre se relaciona com o outro a partir da identidade que lhe atribuimos, independente dessa identidade atribuída corresponder ou não com a identidade assumida pelo outro.
O povo atribuiu ao Senhor a identidade de profeta. É verdade que o compararam aos profetas mais contundentes que Israel já conheceu: Elias, Jeremias e João Batista. Mas profeta.
O povo errou, entretanto, Jesus não fez nenhum comentário.
O povo não sabia quem era Jesus, mas não se importava muito com isso, porque buscava o que Cristo lhes pudesse fazer, não, necessariamente, o que tivesse a lhes dizer. Tanto que Jesus teve de orientar os discípulos a ter sempre um barquinho à mão caso ele fosse comprimido pelo povo (Mc 3.9,10). Porque, como o povo percebera que bastava tocar em Jesus para ser curado, muitos arrojavam-se sobre ele para o tocar. Iam ao encontro de Jesus para buscar uma benção. De fato, ao invés de irem ao encontro de Jesus, iam-lhe de encontro. Jesus, então, foi obrigado a se proteger do povo que queria abraçar.

Acho que podemos chamar a esse ajuntamento de A Igreja da Multidão. A igreja que não sabe quem é Jesus, só sabe e só se importa em saber o que Jesus lhe pode fazer, como lhe pode ser útil.

Hoje, cada vez mais, há igrejas que parecem ter o mesmo perfil da multidão: sua mensagem acaba por incentivar um relacionamento utilitário com Jesus.

Em contrapartida há a Igreja dos Discípulos.

Pedro, à mesma pergunta, respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Resposta perfeita, porque diz que Jesus era o Messias esperado, mas era mais do que se esperava, pois aguardava-se o maior de todos os profetas (era o que criam os mestres de Israel na época), entretando, Deus mesmo veio em carne e osso para salvar a humanidade.

Essa Igreja sabe quem Jesus é. E o sabe porque o próprio Pai o revelou, como afirmou Jesus a Pedro. A Igreja dos Discípulos é a Igreja que o Pai deu para o Filho, porque pertence a ela aqueles a quem Jesus, pelo Pai, foi apresentado (Jo 6.44).

A Igreja dos Discípulos sabe que a única maneira de relacionar-se corretamente com Jesus é através da adoração. A um líder a gente segue; a um chefe a gente obedece; a um profeta a gente ouve; de um mestre a gente aprende; a Deus a gente adora. Essa é a Igreja que o Filho edifica, porque esta fica sobre a Pedra, que é Jesus reconhecido como Deus que veio em carne e osso para nos salvar.

E como nos ensinou o apóstolo Paulo, adorar a Jesus é imitá-lo (1 Co 11.1). E isso é fruto do desejo de ser igual a Jesus, e quanto mais a gente anda em direção a esse desejo, mais o Espírito Santo o torna realidade em nossas vidas (2 Co 3.18).

A Igreja da Multidão está à cata das bençãos. Do tipo que até o adversário pode dar.

A Igreja dos Discípulos está à cata das palavras de vida eterna; essas que só Jesus tem (Jo 6.68).

A Igreja da Multidão busca crescer a todo custo, e para isso lança mão de todo e qualquer esquema.

A Igreja dos Discípulos vai buscar as ovelhas de Cristo, as que reconhecerão a sua voz, para que haja um só rebanho e um só pastor (Jo 10.16); e, para isso insiste na exposição da verdade que liberta.

A Igreja da Multidão promete o fim do sofrimento e bençãos materiais.

A Igreja dos Discípulos promete a vida abundante e a ressurreição.

A Igreja da Multidão convoca indivíduos a serem individualistas: a terem tudo o que, pela fé, possam conseguir.

A Igreja dos Discípulos convoca indivíduos a serem pessoas comunitárias: a doarem tudo o que a fé, que liberta das posses, permite doar.

A Igreja da Multidão exorta as pessoas a desfrutarem o mundo.

A Igreja dos Discípulos exorta as pessoas a, irmanadas, transformarem o mundo.

A igreja dos Discipulos está querendo mais da vida de Jesus para, na vida, ser cada vez mais como Jesus.

Cada pessoa que se diz seguidora de Cristo; cada pessoa que se considera pregadora do evangelho; cada comunidade que se diz cristã precisa se submeter a esse gabarito, para descobrir de que referencial faz parte, ou de qual se aproxima mais: da Igreja da Multidão ou da Igreja dos Discípulos.

Todos seremos tentados a buscar o que busca a Igreja da Multidão, mas não nos esqueçamos: o tesouro é Cristo e, com ele, vem tudo o que precisamos para ser como ele: gente como gente deve ser.

No Reino de Deus Jesus é tudo em todos os súditos; e tudo o que os súditos do Reino querem ser é todo Jesus.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

--> PARÁBOLA DOS MENINOS BRINCANDO NA PRAÇA

Pelo Pr.Romildo Gurgel

Leitura Bíblica: (Mt.11:16-19; Lucas 7:31-35)

INTRODUÇÃO:
A cena da parábola foi extraída diretamente do cotidiano. Jesus teve uma visão conhecida das crianças inventando suas brincadeiras e representando-as. O faz-de-contas podia, muito bem, ter acontecido assim: vários meninos e meninas estavam brincando na praça, provavelmente vazia. Algumas crianças queriam brincar de casamento. Além da noiva e do noivo, precisavam de um tocador de flauta, pois um grupo deveria dançar na festa. Embora o noivo e a noiva estivessem prontos, e uma das crianças providenciasse a música de flauta, o resto das crianças se recusou a dançar. Não estavam interessados em brincar de casamento.
Em outro exemplo, algumas crianças queriam representar um funeral. Uma delas tinha que se fingir de morta, enquanto outras cantavam um canto fúnebre. O resto tinha que chorar – mas se recusaram. Não queriam participar daquela brincadeira fúnebre. As crianças que tinham inventado as brincadeiras sentaram-se e disseram aos outros:
Nós tocamos flauta,
E não dançastes;
Entoamos lamentações,
E não chorastes.

I. Interpretação da parábola

1. A parábola gira em torno de Jesus comparar e assemelhar sua geração a crianças brincando na praça.

2. Os personagens da parábola são:
- Crianças - Devemos observar a esperança deste povo na época
- João Batista - “foi aquele que entoou lamentações” mas não choraram
- O Filho do homem – “foi aquele que tocou flauta” para arranjar uma noiva para si, mas não dançaram.

a)CRIANÇAS – São os judeus da época de Jesus que estavam esperando a manifestação do messias para a libertação do cativeiro e domínio Romano.
- O império romano foi o único que não levou nenhum judeu cativo para Roma. Antes, o imperador construiu suas bases na própria região dos judeus e da extensão do seu domínio elegendo governadores nas principais cidades. – (Lc.3:1)
- A moeda que circulava tinha a efígie de César (Mt.22:17-21), onde concluímos que o cativeiro era político.
- Os judeus acusam Jesus diante de Pilatos, afirmando que ele se diz ser o messias, o rei – (Lc.23:1-7)
- Todo aquele que se fazia rei, era contra César – (Jo.19:12)
- Os judeus diante da acusação, disse que tinham o rei, que era César – (Jo.19:12-15)
- César no domínio, fez um recenseamento do mundo - Lc.2:1
- Paulo e Silas pregam em Tessalônica e se hospedam na casa de Jasom, onde este é arrastado para as autoridades, afirmando: estes que tem transformado o mundo chegou até nós – (At.17:1-8)
- Os judeus esperavam um Messias que lhes restaurasse o reino a Israel desse cativeiro tão sofisticado. - (At.1:6)
 Este era o quadro geral dos judeus na época de Jesus

b) JOÃO BATISTA –
- Seu nascimento foi predito – (Is.40:1-11; Mt.4:5)
- Nasceu em resposta a uma oração por uma mãe estéril - (Lc.1:13)
- João se vestia de pele de camelo, não tinha interesse por comida e bebida, comia gafanhotos e mel silvestre – (Mt.3:4)
- Vivia no deserto e batizava as pessoas para o arrependimento – (Mc.1:4)
- A mensagem de João batista era um convite ao arrependimento, e o batismo. O batismo é como um símbolo da morte e ressurreição do Senhor – (At.13:24; Rm.6:4; Cl.2:12; 1Pe. 3:18-21)
- João por ter um comportamento isolado e vida estranha e peculiar, não comendo e bebendo segundo os costumes, os opositores diziam: “tem demônio”, isto é, queriam dizer que estavam endemoninhado.(Lc.7:33)
- Segundo a parábola, as crianças bolaram uma brincadeira de um funeral, que tipifica a mensagem de João Batista (seputamento pelo batismo). As crianças depois de fazerem toda a encenação de um sepultamento, as outras não lamentaram e nem choraram.(Lc.7:32)

c) FILHO DO HOMEM
- O Filho do homem é Jesus
- Cristo não é somente o salvador, mas o amigo dos pecadores, que se condói dos seus problemas e sente a sua dor.
- Ele tem o prazer de sentar-se com você e cear com você – (Ap.3:20)
- Jesus ao se fazer carne, Ele veio buscar uma noiva para si, e esta noiva é separa pelo batismo – (Jo.3:22-30; Rm 6:)
- A noiva se prepara no presente, para um casamento no futuro, bodas do Cordeiro (Ap.19:7)
- A aparência da noiva do Cordeiro (uma grande cidade cheia de edifícios – (Ap.21:9-27)
- Os discípulos mostram o edifício do templo a Jesus – ( Mc.13:1-2)
- Jesus disse que edificaria a sua casa em três dias –
- Paulo diz que somos edifício de Deus – (1Co.3:9)
- Temos que avaliar como estamos levantando o edifício – (1Co.3:12)
- O nosso edifício tem que crescer de uma maneira ajustada para templo do Senhor – (Ef.2:21)
- De acordo com a parábola : “tocar flauta, é um ritual de um casamento”- (Lc.7:32)
- Um casamento na época de Jesus era regado de muito vinho e danças – (João 2:1-12)
- Cristo e João Batista “tocaram flauta” para pregar o evangelho do reino, mas os fanáticos judeus não dançaram pelo gozo da salvação; João e Cristo “entoaram lamentações” para pregar o arrependimento, mas os fanáticos judeus não “prantearam”, pela dor de seu pecado. A justiça de Deus exigia que se arrependessem, mas não quiseram obedecer; a graça de Deus lhes proporcionou salvação, mas não a quiseram receber. (transcrito dos evangelhos: Versão Restauração – Editora Arvore da Vida pag. 67/ § 17.1)
- Para João Batista, que não comia e bebia, quando receberam o convite para prantear, disseram: “Tem demônio” – (Mt.11:18)
- Para Jesus quando chamou para noivar, disseram: “Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores”. – Mt.11:19)

-“a sabedoria é justificada por suas obras”- (Mt.11:19d)
- A sabedoria é Cristo – (1Co.1:24,30)
- O que quer que Cristo tenha feito foi pela sabedoria de Deus, que é Ele mesmo. Essa sabedoria foi justificada, vindicada, pelas Suas obras sábias, pelos Seus feitos sábios. (transcrito dos evangelhos: Versão Restauração – Editora Arvore da Vida pag. 67/ § 19.3)

A PARÁBOLA EM SI, SERVE DE ADVERTÊNCIAE PARA MOSTRAR O DESCASO DOS JUDEUS A CHAMADA PARA SER IGREJA (NOIVA) DO CORDEIRO

ALGUNS VERSÍCULOS QUE REVELAM ADVERTÊNCIA E DESCASO
Mt.22: 3) - Enviou os seus servos a chamar os convidados para as [bodas], e estes não quiseram vir.
(Mt.22:4) Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às [bodas].
(Mt.25: 10 ) - E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as [bodas], e fechou-se a porta.
(Lc.12: 36) e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das [bodas], para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.
- (Lc.14: 8 ) - Quando por alguém fores convidado às [bodas], não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;

BIBLIOGRAFIA

1. Os evangelhos – Versão Restauração , Editora Arvore da Vida
2. Biblia Vida Nova – Edições Vida Nova
3. Boyer O.S. Pequena Enciclopédia Bíblica – Editora Vida, 1978, 21° edição – São Paulo
4. As parábolas de Jesus – Simon J. Kistemaker – Casa Editora Presbiteriana , 1° Edição – São Paulo.
5.Todas as Parábolas da Bíblia – Herbert Lockyer – Editora Vida ; 3° impressão 2001 – São Paulo.

--> PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS

Pr.Romildo Gurgel

LEITURA BÍBLICA: (Mt. 21:28-32)

I – INTRODUÇÃO
Ao estudar as parábolas, observamos que Jesus tinha como ouvinte grandes multidões, os seus discípulos em particular, abertamente no templo com os principais sacerdotes e anciãos do povo.

II - PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVOU JESUS TECER ESTA PARÁBOLA

a) Na ocasião em que os principais sacerdotes e os anciãos do povo questionaram a autoridade de Jesus –
(Mt.21: 23) - Tendo Jesus entrado no templo, e estando a ensinar, aproximaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, e perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? e quem te deu tal autoridade?
24 Respondeu-lhes Jesus: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, eu de igual modo vos direi com que autoridade faço estas coisas.
25 O batismo de João, donde era? do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
26 Mas, se dissermos: Dos homens, tememos o povo; porque todos consideram João como profeta.
27 Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Disse-lhe ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.

 As autoridades religiosas queriam capturá-lo com uma declaração de blasfêmia.
 Respondendo-lhe com uma pergunta, Jesus coloca seus oponentes em um dilema.
 Veja que este questionamento foi no momento em que Jesus ensinava no templo - vs.23

b) Esta questão de autoridade havia sido também especulada antes em uma sinagoga em Cafarnaum
(Mc.1: 27) - E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com [autoridade]! Pois ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!

AUTORIDADE QUANDO ENSINAVA DOUTRINAS
(Lc.4: 32) - e maravilharam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com [autoridade].

III – NOTEMOS A SEMELHANÇA DOS FILHOS

a) Tiveram os mesmos pais,
b) O mesmo ensino,
c) A mesma criação
d) O mesmo serviço
e) E a mesmo pedido foi solicitado a ambos.

IV - O QUE ENSINA A PARÁBOLA?
a)A parábola trata duas classes de pessoas: O primeiro filho um filho arrependido, e o segundo um filho impenitente .
SOBRE OS FILHOS IMPENITENTES O SENHOR ESPERA:
FRUTOS DE ARREPENDIMENTO
(Mt.3 8) - Produzi, pois, frutos dignos de [arrependimento],

(Lc.3 8) - Produzi, pois, frutos dignos de [arrependimento]; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrãao; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrãao.

A ALEGRIA NOS CÉUS ESTA PARA QUEM SE ARREPENDE
(Lc.15: 7) - Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de [arrependimento].

A TRISTEZA SEGUNDO DEUS É PARA ARREPENDIMENTO
(2Co.7: 10) - Porque a tristeza segundo Deus opera [arrependimento] para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

b)O primeiro disse que não ia, e foi, o segundo disse que ia e não foi. Isto ensina que afirmações sem reflexão, resulta em descompromisso e rebeldia.

A NOSSA PALAVRA TEM QUE SER SIM SIM E NÃO NÃO
(Mt.5: 37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.

(2C.1: 17) - Ora, deliberando isto, usei porventura de leviandade? ou o que delibero, faço-o segundo a carne, para que haja comigo o [sim, sim] e o não?

(Tg.5: 1) - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso [sim, sim], e o vosso não, não, para não cairdes em condenação.

c)Ensina que a pessoa que se recusa a fazer o que lhe é pedido, mas que, mais tarde, muda de idéia e faz a tarefa, é melhor que aquela que promete cuidar de suas obrigações, mas nunca as realiza. Isto é arrependimento.

d)Ensina que o que faz a vontade do Pai é o que obedece aos pedidos do Pai.

e)Ensina que os principais sacerdotes e os anciãos não podiam se esconder atrás de uma falsa ignorância fingida.

f)Ensina que o ensino no V.T. e do N.T. é obedecer a palavra de Deus, escutar a sua voz e fazer a sua vontade. (1Sm.15:22; Jo.15:14).

V - A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA
1 – O Pai – Seria um retrato de Deus, como também na parábola do Filho Pródigo. (Lc.15:11-32)

2 – Os filhos – Podem ser divididos em dois: Obedientes e desobedientes.
OBEDIENTES são classificados como coletores de impostos/meretrizes que se arrependeram.
DESOBEDIENTES: São classificados com os religiosos como religião organizada, mas que apesar da organização, não faziam a vontade de Deus. O ajuntamento não promovia um ambiente de arrependimento, mas um formalismo, dogmático religioso que não cumpriam a vontade de Deus.

3 – Observe que o Pai se dirige ao primeiro filho e pede para ele trabalhar
a)O PRIMEIRO FILHO:
(Mt.20:28) – Mas que vos parece ? Um homem tinha dois filhos e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
29 Ele, porém, respondendo disse: Não quero. Mas, depois, arrependendo-se, foi.

OBS: Nas tradução mais novas, que chegam mais próximas do original, a resposta do primeiro filho é trocada pelo segundo.

Exemplo:

Bíblia Vida Nova –

(Mt.21:29) – Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi

Na Bíbia de Estudos Plenitude diz:

(Mt.21:29) – Ele, porém, respondendo disse: Não quero. Mas, depois, arrependendo-se, foi

 Isto em si não altera a interpretação da parábola e os ensinos que poderemos extrair dela. Isto ocorreu, na ocasião da tradução feita pelos originais mais recentes. Portanto, vamos interpretar considerando o que diz a Bíblia de Estudos Plenitude.

Que aconteceu com o primeiro filho ?

a)Ao receber o convite do Pai para trabalhar na vinha, negou o trabalho..
b)Ao ouvir João Batista sobre o arrependimento, arrependeu-se e decidiu ir trabalhar na vinha – vs.32

O que retrata o primeiro filho ?
a)O primeiro filho é a personificação dos coletores de impostos e das meretrizes que viviam uma vida de pecado e se recusavam a fazer a vontade de Deus. Mas, quando veio João Batista, pregando o batismo do arrependimento para remissão de pecados, os marginalizados pela moral e pela sociedade se arrependeram, creram, e entraram no reino de Deus. Assim fizeram a vontade do Pai.

b) Este filho foi o que fez a vontade do Pai – vs.31

c) Revelação das escrituras sobre a vontade de Deus

QUE VENHA O REINO E SEJA FEITA A VONTADE
(Mt.6: 10) - venha o teu reino, seja feita a tua [vontade], assim na terra como no céu;

SÓ PARA OS QUE FAZEM A VONTADE É QUE SERÃO APTOS PARA ENTRAR NO REINO
(Mt.7: 21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a [vontade] de meu Pai, que está nos céus.

OS QUE FAZEM A VONTADE DE DEUS É QUE É DA FAMÍLIA DE DEUS
(Mt.12: 50) - Pois qualquer que fizer a [vontade] de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

(Mc.3: 35)- Pois aquele que fizer a [vontade] de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

O SERVO QUE SOUBE A VONTADE DE DEUS E NÃO FEZ CONFORME A SUA VONTADE SERÁ CASTIGADO COM MUITOS AÇOITES
(Lc.12: 47) - O servo que soube a [vontade] do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua [vontade], será castigado com muitos açoites;

A COMIDA QUE SATISFAZ É FAZER A VONTADE DE DEUS
(Jo.4: 34) - Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a [vontade] daquele que me enviou, e completar a sua obra.

TODOS OS QUE QUEREM FAZER A VONTADE DE DEUS, DEVEM SABER QUE A DOUTRINA QUE JESUS ENSINA É DE DEUS
(Jo.7: 17) - Se alguém quiser fazer a [vontade] de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo.

DEUS HOUVE AQUELES QUE É TEMENTE A ELE E FAZEM A SUA VONTADE
(Jo.9: 31) - sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua [vontade], a esse ele ouve.

O HOMEM QUE É SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS É O QUE FAZ TODA A SUA VONTADE
(At.13: 22) - E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha [vontade].

É PRECISO HAVER RENOVAÇÃO DE MENTES PARA SE EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS
(Rm.12: 2) - E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita [vontade] de Deus.

JESUS DISSE QUE DESCEU DO CÉU NÃO PARA FAZER A SUA PROPRIA VONTADE
(Jo.6: 38) - Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.

b)O SEGUNDO FILHO:
(Mt.20:30) – E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi

O que aconteceu com o segundo filho ?

a) Ao receber o convite para trabalhar, disse que iria, mas não foi.
b) Estes ouviram de igual modo a João Batista e não vieram a acreditar em tudo que ele dissera sobre o arrependimento.
c) Este não fez a vontade do Pai, embora afirmasse que iria fazê-lo – vs.31
d) Este filho revelou egoísmo, desobediência com afirmação de obediência, preguiçoso e preocupado com seus próprios interesses.

O que retrata o segundo filho ?

a) O segundo filho retrata a atitude dos líderes religiosos dos dias de Jesus.
b) São aqueles que fazem tudo para serem vistos pelos homens – (Mt.6:1)
c) Oram em pé nas sinagogas e nas ruas para serem vistos pelos homens – (Mt.6:5)
d) São exibidores dos seus filatérios –(Mt.23:5)
Filactério - No judaísmo, par de pequenas caixas de couro usadas ritualmente, amarradas ao braço e à testa por correias, tb. de couro, e que contêm trechos das Escrituras.

e) São os que amam os primeiros lugares nas sinagogas – (Lc.11:43)
f) As saudações nas praças – (Lc.11:43)
g) E o ser chamados de mestres pelos homens – (Mt.23:5-7)
h) São aqueles que não praticam o que pregam – (Lc.7:29-30)

PONTO INTERESSANTE

a) Assim como na parábola dos meninos brincando na praça, utiliza o testemunho de João Batista, esta parábola também, ambos as parábolas é um convite para o arrependimento. – (Vd. Lc.7:31-35)

BIBLIOGRAFIA

A BÍBLIA EXPLICADA . CPAD, 13a Edição, 1974. Rio de Janeiro/RJ

BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Sociedade Bíblica do Brasil

OS EVANGELHOS – Editora Arvore da Vida, primeira edição, 1999. São Paulo/SP

KISTEMAKER. Simon J. As Parábolas de Jesus. Casa Publicadora Presbiteriana. 1a Edição 1992. São Paulo/SP

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

--> O QUE SÓ JESUS VIU?

"Levantai os vossos olhos e vêde os campos, prontos para a ceifa..." (João 4:35b).

Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é a do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Há pontos e contos acrescentados a esta narrativa. Todo pregador e escritor cristão dela se utiliza para enriquecer o seu ministério e procurar alcançar as pessoas com o Evangelho de Jesus Cristo. É uma passagem bíblica não só muito conhecida, como muito aplicada.
Para mim, o melhor desta história é o que só Jesus viu. Para refrescar nossa memória, é importante lembrar que Jesus permanece junto ao poço de Jacó, enquanto seus discípulos marcham para a cidade, a fim de comprar alimentos. Certamente, a caminho da cidade, eles cruzaram com uma linda senhora com um cântaro vazio no ombro. Com certeza, ela era linda, pois havia conseguido casar cinco vezes e já estava com o sexto marcado. Teria que ser linda, não é verdade?
Esta senhora, ao chegar ao poço de Jacó, encontra-se com Jesus e estabelece com Ele uma estranha conversa. "Água... sede... quem és...? ...de onde vens? ...aonde se adora?" A conversa é diversificada. A verdade é que a mulher leva de volta mais do que um cântaro cheio: leva água reluzente, um sorriso no rosto que ninguém poderia apagar.
E os discípulos? Certamente cruzaram com a mesma mulher quando voltavam ao Poço de Jacó. E nada notaram.
Quando se encontraram com Jesus, ouviram dEle: "Levantai os vossos olhos e vêde...". "Vocês viram? Não viram nem na ida, nem na volta? Uma mulher sedenta, vazia, sem rumo. Mudando de maridos porque não podia mudar de vida... vocês não viram?"
É assim mesmo. Continuamos "à toa na vida, vendo a banda passar" e não notamos gente vazia ao nosso redor. Dizendo que querem água... mas na verdade precisam é de Deus. A água viva.

Pensamento: Levante os teus olhos e veja!

Extraído do livro
Balsamo e mel.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

--> Diferença de um religioso para um discipulo

Religioso
Discípulo

Tem a bíblia centralizada no homem. Enxerga tudo o que Deus tem para ele: graça e salvação.
Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.

Interpreta a palavra mecanicamente, age como se ela fosse um tabuleiro de xadrez 2Co 3.6.
Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual 1Co 2.12-14

Ouve verdades de Deus 2Tm 3.7.
Ouve a Deus Hb 3.7-8. Ninguém pode ouvir a Deus e não mudar.

Obedece algumas regrinhas que as considera sumamente importante Mt 23.23.
Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo Jo 14.23.

Aprende a saber muita coisa 1Co 8.1b
Aprende a guardar o que Cristo ensinou Mt 28.20.

Tem o eu no comando.
Tem a Cristo no centro de sua vida – é alguém que se esqueceu de si mesmo.

Se esforça por imitar a Cristo, na carne
Cristo vive nele Gl 2.20.

Canta muitos cânticos
Louva ao Senhor.


Estuda sobre o Espírito Santo.
Vive cheio do Espírito Santo Rm 8.5-9.

Faz orações. Fala, fala e não ouve.
Fala com Deus, dialoga com seu Pai.

Confia sua vida a uma instituição religiosa
Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo.

Sua vida é uma eterna luta contra o mal. "Mente vazia oficina do diabo. Membros ociosos oficina do diabo".
Não tem tempo para praticar o mal, seus membros estão ocupados com a justiça Rm 6.13.

Vive com sede Jr 2.13.
Bebe muita água da vida.

Faz prosélitos Mt 23.15.
Dá fruto (faz discípulos) Jo 15.1-6,8,16.

Não coloca sua vida na luz Jo 3.19-21.
Anda na luz 1Jo 1.5-10.

Não reconhece as autoridades com vindas de Deus.
Acata todas as autoridades delegadas Rm 13.1.

Seus olhos brilham para as coisas do mundo.
Seu atrativo é o Senhor, ama a simplicidade de Deus.



O coração do religioso não se sacia, não se satisfaz com as coisas simples de Deus. O religioso tende matar sua sede no mundo, nos atrativos do mundo ou do poder, que pode ser intelectual.

IV.Conclusão

O que o Senhor quer de nós?

O que o Senhor espera de você?

O que você tem feito?

Que tipo de homem você é?

O nosso Deus e Pai não é um Deus de desordem, Ele deseja que todo aquele que se aproxima d’Ele realmente viva como Ele quer e deseja, sem mesclas ou confusão.

--> O que a bíblia fala sobre o Espírito Santo

• É o Espírito de Deus (Gn 1.2)
• É o Espírito do SENHOR (2Sm 23.2)
• É o bom Espírito (Ne 9.20)
• É o Espírito criador (Sl 104.30)
• É o Espírito sempre onipresente (Sl 139.7)
• É o bom Espírito que guia (Sl 143.10)
• É o Espírito de justiça e o Espírito purificador (Is 4.4)
• É o Espírito de sabedoria e de entendimento, de conselho e de fortaleza, de conhecimento e de temor do SENHOR (Is 11.2)
• É o Espírito que dá vida (Ez 37.14)
• É o Espírito derramado sobre toda a carne (Jl 2.28)
• É o Espírito que habita no meio do povo de Deus (Ag 2.5)
• É o Espírito que envia as palavras do SENHOR (Zc 7.12)
• É o Espírito que gerou Cristo (Mt 1.18, 20)
• É o Espírito que batiza (Mt 3.11)
• É o Espírito que repousava sobre Cristo (Mt 12.18)
• É o Espírito por Quem os demônios são expulsos (Mt 12.28)
• É o Espírito que revela Cristo (Lc 2.26)
• É o Espírito que o Pai dá (Lc 11.13)
• É o Espírito do qual renascemos para entrar no reino de Deus (Jo 3.5)
• É o Espirito que receberam os que creram (Jo 7.39)
• É o Espírito da verdade (Jo 14.17)
• É o outro Consolador (Jo 14.26)
• É a promessa do Pai recebida pelo Filho (At 2.33)
• É o Espírito que conforta (At 9.31)
• É o Espírito que impede (At 16.6)
• É o Espírito de Jesus (At 16.7)
• É o Espírito que constitui os bispos da igreja (At 20.28)
• É o Espírito que fala por meio dos profetas (At 28.25)
• É o Espírito de santidade (Rm 1.4)
• É Quem derrama o amor de Deus em nosso coração (Rm 5.5)
• É o Espírito da vida em Cristo Jesus (Rm 8.2)
• É o Espírito de Cristo (Rm 8.9)
• É o Espírito Daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos (Rm 8.11)
• É o Espírito que guia os filhos maduros de Deus (Rm 8.14)
• É o Espírito que testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16)
• É o Espírito que nos assiste em nossas fraqueza e intercede por nós (Rm 8.26)
• É Quem perscrutas as profundezas de Deus (1Co 2.10)
• É o Espírito que vem de Deus, que Dele recebemos a fim de conhecer o que por Deus nos foi dado gratuitamente (1Co 2.12)
• É o Espírito que ensina as palavras espirituais (1Co 2.13)
• É o Espírito da fé (1Co 4.13)
• É o Espírito no qual fomos lavados, santificados e justificados (1Co 6.11)
• É o Espírito que concede os diferentes dons (1Co 12.7)
• É o Espírito no qual fomos batizados em um Corpo e do qual bebemos (1Co 12.13)
• É o Senhor (2Co 3.17)
• É a bênção de Abraão (Gl 3.14)
• É o Espírito do Filho de Deus que clama: Aba, Pai (Gl 4.6)
• É o Espírito de sabedoria e revelação (Ef 1.17)
• É o Espírito de Jesus Cristo (Fp 1.19)
• É o Espírito de poder, de amor e de moderação (2Tm 1.7)
• É o Espírito da graça (Hb 10.29)
• É o Espírito ciumento que em nós habita (Tg 4.5)
• É o Espírito da glória de Deus (1Pe 4.14)
• É o Espírito que moveu os homens que escreveram as Escrituras (2Pe 1.21)
• É o que dá testemunho de que Jesus veio em carne e é a verdade (1Jo 5.6)
• É o Espírito que fala às igrejas (Ap 2.7)
• É Quem, juntamente com a noiva, diz ao Senhor: Vem! (Ap 22.17)

Extraído de:
discipulos.com

domingo, 8 de fevereiro de 2009

--> PARÁBOLA DAS BODAS

LEITURA BÍBLICA: (MT.22:1-14)

(MT 22:1) - De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes:
(MT 22:2) - O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
(MT 22:3) - Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.
(MT 22:4) - Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas.
(MT 22:5) - Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
(MT 22:6) - e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.
(MT 22:7) - O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.
(MT 22:8) - Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.
(MT 22:9) - Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.
(MT 22:10) - E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.
(MT 22:11) - Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial
(MT 22:12) - e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.
(MT 22:13) - Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
(MT 22:14) - Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

INTRODUÇÃO:
O ministro de Deus deve declarar todo o conselho de Deus. Todas as doutrinas devem ser ensinadas com habilidade e reverência. Nós temos que ensinar tanto as bênçãos como as maldições; as graça e as ameaças. Vamos meditar na importância espiritual da parábola.
Jesus com esta outra parábola, tem o propósito de deixar bem claro em uma mesma reunião, esta série de três parábolas que mostram aos principais sacerdotes e o povo judeu, da perda do reino e os gentios sendo convidados para ficarem em seu lugar.
Jesus está contando a historia de Israel, e seus ouvintes entendem que ele se refere aos profetas enviados por Deus, com a mensagem urgente de arrependimento. Mas Israel, em vez de aceitar o chamado de Deus e se arrepender, trata de maneira vergonhosa os profetas, e mata alguns deles (Mt.23:35). Jesus rememora a seus ouvintes a página negra do livro de sua história. Os fariseus, mestres da lei, sacerdotes e anciãos compreendem que ele está se referindo a eles. A parábola fala também da Igreja do Senhor, os convidados (os da encruzilhada , e de todos que foram achados pelo caminho), maus e bons. O próprio rei providenciou vestimentas para os convidados, e estas vestimentas são os atos de justiça. O que fez e faz os convidados a estarem e permanecerem na festa ao agrado do Senhor são as vestes nupciais.
 Este vestido diz respeito aquilo que a pessoa é, seu caráter moral, sua idoneidade, sua dignidade e os seus atos praticados.
 Note que os que estavam na festa eram todos os que eram encontrados pelo caminho -

1 – O VESTIDO NUPCIAL

1. É um vestido de salvação –
(IS 61:10) - Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de VESTES DE SALVAÇÃO e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.

2. É o traje exigido para o banquete. É este traje é o traje da salvação –
 Quando se aceita o convite se veste do traje
 A vestimenta é tanto posicional como disposicional – posiciona-se aceitando o convite, reveste-se pela disposição do convite.
 Quem dá o traje é o Senhor, mas quem se veste é você

3. A disposição de se vestir é nossa -
(EF 6:10) - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
(EF 6:11) - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
(EF 6:12) - porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
(EF 6:13) - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
(EF 6:14) - Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
(EF 6:15) - Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
(EF 6:16) - embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
(EF 6:17) - Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
(EF 6:18) - com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

4 – Este vestir-se é de Jesus -
(RM 13:14) - mas REVESTI-VOS do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

5 – O tipo de vestimenta diz respeito a disposição do convidado -
(CL 3:12) - REVESTI-VOS, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

 Se é eleito (convidado se reveste-se)

6 - A vestimenta nupcial é a santidade sem a qual ninguém verá a Deus –
(HB 12:14) - Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

 É a vestimenta que faz o convidado permanecer na festa
 Vestimenta da Salvação ( posição)
 Revestir-se, atos de justiça (disposição)

7 – O convite é para todos -
(AP 7:9) - Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;

8 - A oportunidade de se vestir do traje do banquete é agora -
(AP 3:18) - Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

(MT 25:36) - estava NU, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

9 – Muitas pessoas pensam estarem vestidos, mas ainda estão nuas (Igreja de Laodicéia)
(AP 3:17) - pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e NU.

10 – Temos que guardar as nossas vestimentas -
(AP 16:15) - (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande NU, e não se veja a sua vergonha.)
 Guardar as vestiduras é continuar após a salvação, ou seja após o convite, praticando atos de justiça. Note que o peso dos atos de justiça é o que levará o convidado a permanecer na festa.

11 – As vestimentas são os atos, obras de justiça realizado por cada convidado -
(AP 19:8) - pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

(AP 3:4) - Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
(AP 3:5) - O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

12 –O que faz a nossa vestimenta ficar branca é o sangue do cordeiro -
(AP 7:14) - Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

 Qual a cor da sua vestimenta ???

2 – O REI ENTRA PARA RECEBER OS CONVIDADOS QUE ESTÃO A MESA

a) Tudo é trazido a lume perante os olhos do Senhor – (v.11)
 Os olhos do Senhor prescruta intensificando-se sete vezes
• Pedra com sete olhos – Zc.3:9

• Os sete olhos, são os olhos do Senhor que percorrem toda a terra –Zc 4: 10

• Os sete olhos do Senhor são os sete olhos do cordeiro – Ap. 5:6

• Os sete olhos do cordeiro são como chamas de fogo – Ap.1:14
 Vê tudo
 Prova tudo
• Os sete olhos do cordeiro são também os sete espíritos de Deus – Ap.5:6

• Os sete espíritos de Deus que percorre toda a terra é o Espírito que testifica a todos os homens de:
 Cristo na sua glória antes da encarnação - João 1:1
 Cristo na encarnação - João 1:1 e v.9
 Cristo na sua morte - Lc.23:44-47; Mt.16:14-26
 Cristo e sua redenção - Hb. 9:12; Ef.1:7
 Cristo e sua ressurreição - Lc.24:1-11
 Cristo e sua ascensão - Lc.24:50; At.1:9-11; Ef.2:6
 Cristo e sua glorificação - I Tm. 3:16

 O Espírito do Senhor dá testemunho destes fatos:
(JO 16:7) - Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
(JO 16:8) - Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

b) Os convidados são examinados com rigor, um por um – (v.12)
 Paulo disse que o viver que ele tinha na carne, vivia pela fé no filho de Deus
Aqui os convidados são conhecidos pela vestimenta (salvação) e por aquilo que faz e fez (atos de justiça).
 Jesus disse que para se saber se a pessoa é vestida da roupa nupcial ou não é olhando não para a aparência, mas para os frutos, visto que o traje diz respeito aos atos de justiça. Cristo é nossa justiça.
(Mateus 3:8) - Produzi, pois, FRUTOS dignos de arrependimento;

(Mateus 7:16) - Por seus FRUTOS os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
(Mateus 7:17) - Assim, toda a árvore boa produz bons FRUTOS, e toda a árvore má produz frutos maus.
(Mateus 7:18) - Não pode a árvore boa dar maus FRUTOS; nem a árvore má dar frutos bons.
(Mateus 7:19) - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus FRUTOS os conhecereis.

3 – QUATRO SÃO OS MOTIVOS QUE PODERIAM TER LEVADO A ALGUNS CONVIDADOS A SE APRESENTAREM SEM AS VESTES NUPCIAIS

a) Esta ocupado e dá a desculpa de não poder ir na data aprazada -
b) Falta de cuidado para com o padrão do evento –
c) Falta de compromisso de colocar as vestes no tempo previsto – Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.
d) Adiar o compromisso e vir apressadamente de qualquer maneira como muitos fazem.
e) O atraso fará com que o convidado não entre na festa – (Parábola das 10 virgens)

4 – A parábola aborda sobre a ira do Rei para os que não foram para as bodas de seu filho. Isto na época, era sinal de rebeldia, porque um convite real era equivalente a uma ordem ou edito real, recusar a tal convite é o mesmo que se rebelar contra a coroa e o rei –
(Mateus 22:7) - E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.

Comentário:
Embora a referência à queima de uma cidade possa ser a alusão à destruição de Jerusalém, em 70 AC, é mais adequado pensar que o povo que ouvia Jesus estivesse familiarizado com os relatos históricos de reis enviando tropas para destruir os adversários e para tocar fogo em suas cidades. Os ouvintes de Jesus provavelmente viram a figura do rei como a personagem de Deus. Eles sabiam que “Deus é fogo que consome, é Deus zeloso”(Dt.4:24). Quando sua misericórdia não encontra arrependimento, o resultado é o juízo. (Simon J. Kistemaker pg.125)


CONCLUSÃO:
A porta da graça esta aberta ainda, e o Pai esta fazendo o convite para a bodas (casamento) de seu filho (Jesus) a todos que os seus servos encontrarem pelo caminho. Eles estão em toda parte lançando este convite aos pobres, ricos de todas as raças e tribos dos povos do mundo inteiro. Receber o convite é receber a Cristo. os convidados se vestem da salvação de Cristo, com os seus atos de justiça praticados Nenhum homem tem condições de praticar a justiça de Deus sem Jesus. Os nossos atos são como trapo de imundície, quem nos justifica é o Senhor (roupagem). Os que não estiverem com esta vestimenta, ficarão de fora.
Deus o abençoe.

Elaborado pelo
Pr.Romildo Gurgel

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

--> NÃO DURMA NO LUGAR ERRADO


"Um moço chamado Êutico estava sentado numa janela. E, como Paulo continuava a falar, o moço ficou com muito sono. De repente dormiu e caiu dali. Quando o levantaram, estava morto" (Atos 20:9).
O culto estava abençoado. O pregador, como a maioria dos pregadores, estendeu a mensagem um pouquinho além do tempo que as pessoas esperariam. Não sei por que, mas quando o pregador diz: "Estou terminando", os segundos parecem minutos e os minutos parecem horas. Quase todos são assim. Até Paulo.
Na ocasião citada acima pelas Escrituras, Paulo pregava com entusiasmo e sabedoria. Alongou-se. Eis que de repente, um som surdo abala a reunião. Rapidamente alguns disseram: É Êutico. Dormiu no meio da pregação, caiu da janela... e morreu. Morreu de "overdose" de pregação!
Mas pregação não mata. Eis que Paulo, tomando a iniciativa, orou e o jovem se levantou. Milagre. Antes, a Palavra estava sendo pregada; agora, estava sendo aplicada, demonstrada pelo apóstolo. E o afortunado (aliás, este é o significado do nome Êutico) foi aquele jovem que havia despencado da janela: nele foi provado o poder da palavra pregada!
Cuidado. Não durma no culto. Ouvi a história do pregador que, vendo um fiel dormindo, pediu ao diácono: "Por favor, acorde o irmão fulano". O diácono respondeu: "Eu não! Acorde o senhor, foi a sua pregação que o fez dormir".
Não, boa pregação não mata. Ressuscita. Levanta. Põe em pé. Restaura. Acorde, Êutico! Deus está falando com você.

Pensamento: Se fechar os olhos, que seja a melhor forma de apurar os ouvidos.

Extraído do livro Bálsamo e Mel